Cariacica inicia vacinação contra dengue nas escolas

Cariacica iniciou nesta quinta-feira (7) a vacinação contra a dengue nas escolas. Cerca de 200 alunos, de 10 e 11 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Terfina Rocha Ferreira, unidade cívico-militar, em Itacibá, começaram a ser vacinados para prevenção da doença. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a vacinação já foi ampliada para o público-alvo de 10 a 14 anos. A imunização dos alunos aconteceu nos dois turnos, de manhã e à tarde, e será estendida para outras unidades de ensino municipal, conforme cronograma a ser elaborado pela Secretaria de Saúde, com um calendário de vacinação nas escolas. “Estamos fazendo a ampliação com uma busca ativa das crianças dessa escola e vacinando os alunos para prevenir a doença. Nós tivemos vários casos, mas nenhum óbito em Cariacica. Por isso, é importante vacinar para fazer essa prevenção”, destacou o secretário de Saúde César Colnago.   Nas escolas, a faixa etária até 14 anos só deve começar na próxima semana, assim que os alunos apresentarem documento de autorização assinado pelos pais e/ou responsáveis.   Sem dor   Arthur Gonçalves de Almeida, de 10 anos, aluno do 5º ano, falou sobre a vacinação. “Eu tomei vacina da dengue e não doeu nadinha. É importante tomar a vacina porque senão a doença pode levar à morte. E você que está precisando tomar vacina não tenha medo”, recomendou.   “Também tomei a vacina da dengue e não doeu. Foi só um pouquinho. Mas é para prevenir da dengue, né? Aí não precisa ter medo porque não dói muito”, contou Yasmim Souza Mascatti, de 10 anos, que estuda na unidade de ensino.   Cariacica já vacinou até agora 1.250 crianças nas unidades básicas de saúde, além do posto de vacinação do Shopping Moxuara, que funciona nos finais de semana. O município também registrou 3.424 notificações de suspeita da doença. Tanto nas UBS quanto no posto de vacinação do Shopping Moxuara a vacinação é por livre demanda. A vacinação contra a dengue acontece de segunda a sexta-feira nas UBS, das 7h30 às 15h30, e aos sábados e domingos, no posto de vacinação do Shopping Moxuara, das 10h às 17 horas.