Alunos da rede municipal de Cariacica protagonizam peça teatral sobre a prevenção da dengue

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ensino de Tempo Integral (EMEFTI) Antônio Esteves chegaram animados na escola para combater o mosquito da dengue, na manhã desta quinta-feira (29). Eles foram os grandes protagonistas de uma peça teatral cujo enredo ressaltava os cuidados e a prevenção da doença.


Dezesseis alunos trajados com figurinos feitos a partir de material reciclado, apresentaram a peça para as cinco turmas do turno matutino, formada por 128 alunos das séries iniciais do 1º o 5º anos do ensino fundamental. A apresentação foi na quadra da unidade ensino.


Como personagens centrais, alguns alunos interpretavam mosquitos e agentes de saúde que, durante a peça, dão dicas de como prevenir a dengue, e os cuidados para combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito causador da doença.  



A pedagoga Amanda Bento de Assis, que integra o grupo de professoras que prepararam a peça, falou sobre a encenação. "Ela faz parte do projeto da escola da disciplina eletiva de teatro e foi criada para ser desenvolvida pelos alunos do 3° ano para trabalhar a conscientização da dengue”, explicou.  



“Eu aprendi que não podemos deixar água parada, tomar cuidados com pneus e lixo, que também podem acumular água. Foi muito divertido, aprendi muitas coisas”, relatou Beatriz de Oliveira, de 8 anos, do 3º ano do ensino fundamental.  



Já a aluna Ísis Lilith, de 8 anos, do 3º ano, interpretou o personagem do mosquito Aedes aegypti, o vilão principal da história. “A dengue é muito perigosa para as pessoas porque ela pode até matar. Por isso, as pessoas têm de limpar os quintais”, recomendou.