Cariacica inicia vacinação contra dengue por livre demanda nesta sexta-feira (23)

Cariacica iniciou a vacinação contra a dengue nesta sexta-feira (23) por livre demanda. O público-alvo é de crianças de 10 e 11 anos.


A vacinação começou na Unidade Básica de Saúde de Morada de Santa Fé por volta das 11 horas. Durante toda esta sexta outras UBS que contam com sala de vacinação começam a receber as doses.


"Hoje vivemos um momento muito importante. Essa primeira fase é um grande passo para a erradicação da dengue em nossa cidade. Nossas equipes estão preparadas e a vacinação começou a todo vapor", afirmou o secretário de Saúde de Cariacica, César Colnago.


Cariacica recebeu 9.792 doses para a vacinação do público de 10 e 11 anos, conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunização. Essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue.


Os números mostram que, em todo o Brasil, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.


Fim de semana 


E a vacinação continua neste sábado (24). A partir das 8 horas, a vacinação acontece em Porto Novo durante a 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, no antigo Campo do América, na Rua São João, em que são disponibilizados vários serviços para a população.


Já a partir das 10 horas, neste sábado (24) e domingo (25) o imunizante será disponibilizado também no posto do Shopping Moxuara, no bairro São Francisco, até as 17 horas.


A vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. Para ser atendido, o pai ou responsável deve levar a caderneta de vacinação da criança e apresentar um documento de identidade.