Mostra Cultural debate diversidade e meio ambiente na Emef Antônio Coutinho

Apresentações de dança, desfile e mini-palestras realizadas pelos alunos para os pais. Foi assim que a mostra cultural da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Coutinho de Oliveira, em Retiro Saudoso, abordou, nesta sexta-feira (25), a preservação do meio ambiente e a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). De acordo com a diretora da Emef, Elizabeth Souza Gomes, os alunos do 1º ao 5º ano também mostraram aos pais os trabalhos desenvolvidos nos últimos dois meses. "Eles fizeram pesquisas de campo no bairro, construíram projetos com materiais reciclados e também trabalharam a temática da igualdade por meio de músicas", explica. A dona de casa Maria do Carmo de Freitas Almeida acompanhou a apresentação da filha, Gabrielly de Freitas Almeida, aluna do 2º ano. "É muito bom ver que eles já estão aprendendo desde cedo sobre o respeito ao próximo, porque na verdade a cor da pele não importa. Somos todos iguais", avalia. "Aprendi como economizar água em casa e preservar o meio ambiente. O que mais gostei foi das pinturas que a gente fez  e de entender que a minha cor é linda", conta Gabrielly. Trabalhos Durante os últimos meses, todas as turmas trabalharam as temáticas da Consciência Negra e de atitudes sustentáveis com atividades variadas. Teve maquete de materiais reciclados, reutilização de garrafas de vidro na confecção de objetos de decoração, pinturas sobre a igualdade e até uma praia foi montada em sala de aula para mostrar a importância da água. A Emef também conta com uma EcoBag do projeto Cariacica Recicla, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), e os alunos foram incentivados a fazer o descarte correto do lixo seco na escola e em casa. Para o professor Lenilson Couto Marinho, do 5º ano, os estudantes surpreenderam pelo empenho nos trabalhos. "Foi impressionante a dedicação e a responsabilidade que eles desenvolveram com cada atividade. Eles trabalharam sustentabilidade, diversidade, alimentação e até a economia do município, utilizando elementos da realidade que vivem", descreve. Confira fotos da mostra: