Mutirão realiza pesagem de beneficiários do Bolsa Família

img_0275-copiar

Sandra tem dois filhos e um neto que recebem o benefício


A família da Sandra Matos dos Santos, 39 anos, chegou logo cedo à Unidade de Saúde de Rio Marinho para regularizar o compromisso com a saúde. Ela é beneficiada do Programa Bolsa Família há oito anos e sabe que precisa estar em dia com os critérios estabelecidos pelo programa para continuar recebendo o auxílio. “Não pode deixar de pesar, também não pode deixar os filhos faltarem aula e precisa verificar o cadastro no Cras. Assim, não corre o risco de ter problema com o Bolsa Família e até perder o benefício", afirma com o discurso pronto na ponta da língua.


A família de Rio Marinho foi uma das beneficiadas que procurou um posto de saúde nesta sexta-feira (25), durante o mutirão de pesagem do Bolsa Família, promovido pela Secretaria de Saúde. A avaliação dos indicadores de saúde ocorreu nas 29 unidades básicas de saúde, das 8h às 15h. O acompanhamento da saúde, com a pesagem, medição e avaliação da cobertura vacinal, é um dos pré-requisitos necessários para que as famílias mantenham o benefício.


Em Cariacica, 14.228 famílias estão cadastradas no programa Federal. A avaliação da saúde é obrigatória para todos os membros da família. São pesadas as crianças de até sete anos de idade, gestantes e mulheres com idade entre 14 e 44 anos, conforme estabelecido aos beneficiários que recebem a bolsa.




img_0254-copiar

Larissa foi com o filho Luiz Felipe, 7 anos, regularizar a situação com a saúde


Grávida de seis meses do seu segundo filho, a jovem Larissa de Souza Cristovan, 23 anos, recebe o benefício há dois meses, mas já procurou o posto para realizar a pesagem e o acompanhamento do pré-natal. “É importante que a gente verifique também como anda a nossa saúde. Trouxe o meu filho, Luiz Felipe, para pesar. Agora só preciso realizar a pesagem no início do ano que vem”, explicou Larissa.


A família que não conseguiu cumprir o compromisso no mutirão, deve buscar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Para realizar a pesagem, os usuários precisam levar o cartão do Bolsa Família, documento pessoal, cartão da gestante se for o caso, e caderneta de vacinação da criança.