Saúde usa teatro para abordar dengue em Cmei

Há  mais de 10 anos a agente de endemias Vilma dos Santos Vicente de Souza, 46, veste o uniforme, pega a bolsa com o material de trabalho e sai pelas casas dos bairros para combater a dengue. Nesta quinta-feira (28), no entanto, a rotina mudou. Ela deixou o uniforme de lado e vestiu a fantasia que dá vida a uma ratazana perversa e, ao invés de visitar casas, ela foi para o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Aparecida Lacerda, encenar uma peça teatral para os alunos.

IMG_3446

Vilma e os colegas que dão vida a ratos, cachorros e a um mosquito da dengue foram recebidos com euforia pelos alunos do Cmei, que fica no bairro Vera Cruz. “Comecei a trabalhar com teatro infantil em 2006, no início a gente fica tímida, mas depois vai se soltando.  Eu já tinha uma certa experiência, pois sempre fiz teatro na igreja”, conta Vilma.

Os alunos cantaram, interagiram, ficaram atentos aos ensinamentos dos personagens e aprenderam tudo sobre doenças transmitidas por ratos, animais de estimação e pelo mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.

A diretora da unidade, Rosa Marlene da Silva Gomes, aprovou a iniciativa. “Trabalhamos essa temática o tempo todo, em todas as atividades sobre meio ambiente incluímos a dengue, nós já fizemos até passeata no bairro”, afirma.

IMG_3369

A diretora acredita que além de trabalhar a temática com os pequenos é preciso trabalhar também com as famílias. “Pretendemos fazer isso no Dia da Família na Escola, que é um momento que a gente tira para chamar a família para desenvolvermos algum tema. Esse ano vamos falar sobre alimentação saudável e os cuidados para evitar a dengue, pretendemos fazer isso em maio”.

O teatro faz parte do programa educativo Saúde na Escola. Há um calendário e outras escolas da rede municipal de ensino também serão contempladas.