Saúde e Serviços levam mutirão contra a dengue para Nova Rosa da Penha

Dando seqüência aos mutirões de limpeza contra a dengue, as secretarias de Saúde (Semus) e de Serviços (Semserv) estarão a partir desta segunda-feira (01) em Nova Rosa da Penha. As equipes da Semserv, formada por 60 profissionais, partirão da Praça da Bíblia, a partir das 8h30, promovendo pelo bairro uma série articulada de ações de limpeza, recolhimento de lixo e paisagismo.

Enquanto isso, 30 agentes de saúde estarão fazendo visitas domiciliares para localização de focos de mosquito e aplicação de larvicida, se necessário. A equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms), famosa pela montagem de peças teatrais sob o tema da prevenção da dengue, também irá participar,  distribuindo material educativo aos moradores.

No pronto-atendimento e na unidade de saúde do bairro, haverá ainda o serviço de cadastramento e emissão do Cartão SUS.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, até o dia 27 de março, Cariacica possuía 533 casos notificados de dengue. Nova Rosa da Penha está em quarto lugar entre os bairros com mais notificações, contabilizando 20 casos.

Balanço

As ações da Semserv e Semus estiveram a partir de 15 de março em Itanguá, Oriente e Nova Brasília, onde permaneceram por duas semanas. Paralelamente às intervenções de recolhimento de lixo e limpeza do canal que corta a região, com recolhimento de mais de 90 toneladas de resíduos, os agentes de saúde visitaram cerca de 630 imóveis, identificando 503 depósitos, ou seja, locais com água ou umidade.

Próximos mutirões
Haverá outras ações de mutirão, sempre com a meta de ficar cerca de duas semanas em cada região. Os próximos bairros são Jardim Campo Grande,  Padre Gabriel, Rio Marinho, Jardim Botânico e Alzira Ramos.