Defesa Civil intensifica ações por causa das chuvas

A Defesa Civil está em regime de alerta por causa da forte tempestade que atingiu Cariacica na tarde da última quinta-feira (25). Segundo o órgão, foram 58 milímetros em menos de uma hora, o que equivale a 20 dias de chuva para novembro. A equipe percorreu todo o município atendendo à população. Houve registros de pontos de alagamentos nos bairros Campina Grande, Itacibá, Campo Grande, Cruzeiro do Sul. Mas, a água escoou rapidamente, não atrapalhando a mobilidade de pedestres e veículos.

Houve queda de muro de uma residência em Cruzeiro do Sul. A área foi isolada e o dono orientado a fazer os reparos necessários. Também foi registrado desabamento no muro de uma antiga loja na Avenida Expedito Garcia. O local estava fechado e vazio, por isso, não houve vítimas. o proprietário do imóvel assinou um termo de responsabilidade e se comprometeu a realizar obras no local.

Em Campina Grande, uma casa ficou alagada. A família foi encaminhada à casa de parentes, após receber um kit com cesta básica, cobertores, travesseiros e colchonetes. Foi solicitado um carro sugador à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) para que a água fosse eliminada do local.

Em Bela Aurora, foi registrado desabamento parcial de uma residência em Bela Aurora, comprometendo outras três casas vizinhas. Não houve vítimas. As moradias foram interditadas e as famílias encaminhadas às casas de parentes e amigos.

O trabalho da Defesa Civil faz parte das ações estratégicas do Comitê de Prevenção de Desastres Naturais, que engloba a participação de outras secretarias, como Desenvolvimento Social e e Infraestrutura. "Estamos acompanhando tudo o que acontece na cidade nesta época de chuvas, monitorando áreas de risco como as encostas e as localidades próximas aos rios. A Central de Videomonitoramento também está à disposição, observando os efeitos das chuvas nesses locais", explicou o secretário de Defesa Social, Alexandre Ribeiro.

A população pode acionar a Defesa Civil pelo celular de plantão no 9 8831-6000.