Mutirão para regularizar o Bolsa Família na saúde chega aos Cras

Os usuários dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que recebem o benefício do Bolsa Família têm mais uma oportunidade de regularizar a exigência com a saúde estabelecida pelo programa. Isso porque haverá um mutirão de pesagem nesses equipamentos da assistência. A ação começa na segunda-feira, dia 28, no Cras de Porto Novo e segue até o dia 8 de dezembro, quando o Cras de Rio Marinho recebe o mutirão.


O acompanhamento da saúde será para a realização da pesagem, medição, avaliação da cobertura vacinal e fornecimento de vitamina A. Mas o mutirão acontecerá de forma intersetorial, reunindo as secretarias diretamente envolvidas na gestão do programa. Na oportunidade, a família poderá realizar a consulta do desempenho acadêmico das crianças e adolescentes, com a equipe do Departamento de Frequência Escolar do Bolsa Família. Enquanto que a Secretaria de Desenvolvimento Social fará a consulta para a atualização cadastral, que deve ser realizada a cada dois anos.


A ação ocorrerá cada dia em um Cras diferente, no mês de novembro e dezembro, com as equipes atendendo das 8h às 12h. O acompanhamento é obrigatório para todos os membros da família e não apenas para as crianças. O descumprimento pode provocar o bloqueio e até suspensão do benefício.


“A iniciativa será realizada para o atendimento das famílias que não tiveram acesso às unidades de saúde. E nesta ação, a família consegue regularizar com a saúde e ainda fazer consultas sobre o andamento das áreas de assistência e educação, previstos para a manutenção do programa”, explicou a Coordenadora da Central de Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Luzia Aparecida Lucas.


Lembrando que a família não pode deixar de levar o cartão do programa, documento com foto, caderneta de vacinação da criança e cartão das gestantes, para as grávidas. Para mais informações, o morador pode entrar em contato com a Coordenação Central do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família no telefone 3354-5564.


Confira o cronograma do mutirão nos Cras:


. Cras de Porto Novo: 28/11 (segunda-feira), 8h às 12h
. Cras de Padre Gabriel: 29/11 (terça-feira), 8h às 12h
. Cras de Campo Verde: 30/11 (quarta-feira), 8h às 12h
. Cras de Alto Mucuri: 01/12 (quinta-feira), 8h às 12h
. Cras de Nova Rosa da Penha: 05/12 (segunda-feira), 8h às 12h
. Cras de Sotelândia: 06/12 (quarta-feira), 8h às 12h
. Cras de Itacibá: 07/12 (terça-feira), 8h às 12h
. Cras de Rio Marinho: 08/12 (quinta-feira), 8h às 12h