Projeto Viva Com Arte encerra o ano em Cariacica

Congo, apresentações teatrais e de dança encerraram a formação Viva com Arte, nesta quarta-feira (23), no Centro Cultural Frei Civitella. A capacitação, promovida pelo Instituto Mpumalanga em parceria com a Prefeitura de Cariacica, teve cerca de 270 participantes habilitados para utilizar a arte, a cultura local e o esporte para ampliar as possibilidades da Educação, além de auxiliar no desenvolvimento humano de crianças e adolescentes.

img_9661As atividades envolveram um público diversificado, como gestores, pedagogos e professores da rede municipal de ensino, além de profissionais das artes e dos esportes que desenvolvem ações junto a crianças e adolescentes da cidade. A formação Viva Com Arte começou em abril e teve 100 horas de duração. As atividades foram baseadas na participação coletiva, educação integral e respeito à diversidade.

A coordenadora do Instituto Mpumalanga, Vivian Schaeffer, avalia que os trabalhos realizados ao longo deste ano foram positivos na cidade com a grande mobilização dos participantes. “Percebemos a qualidade e o interesse dos professores e outros profissionais daqui. Nossa intenção foi ‘cutucá-los’, tirá-los da zona de conforto e desafiá-los. Desejo que o município consiga manter essa proposta nos currículos”, pondera.

“O Viva Com Arte nos aproximou e estimulou os professores a realizarem um trabalho diferenciado, deixando os estudantes contagiados nas oficinas de produção. Vejo a formação como um gás, um renovo. Trouxemos para as escolas tudo o que faz parte da nossa cultura. Devemos continuar unidos para viver novas experiências positivas como esta”, avalia a subsecretária pedagógica da Seme, Ione Duarte.

A secretária municipal de Educação, Vanusa Stefanon, ressalta a importância de ter atividades de educação integrada na rede de Cariacica. “Uma formação especial como esta, que agrega esporte, cultura e educação, é uma ótima saída para mudarmos a realidade de muitas crianças e adolescentes no município”, avalia.

img_9616Trabalho integrado

Inserir a cultura local na formação dos alunos da rede municipal é um dos pontos altos da capacitação, para o secretário municipal de Cultura, Carlos Délio da Silva. “Por meio da literatura e do teatro, o aluno é estimulado a conhecer e a valorizar a cultura do município, como o congo e a lenda do Pássaro de Fogo. Assim, desde as séries iniciais a criança começa a ter noções de cidadania e orgulho de viver em Cariacica”.

“Foi plantada uma bela semente. Na Semesp, já estamos utilizando as ferramentas da formação em ações voltadas aos cidadãos e obtivemos bons resultados. Esses frutos só devem multiplicar”, acredita o secretário de Esporte e Lazer, Edvaldo Erlacher.

Para o vice-prefeito, Bruno Polez, oferecer uma formação continuada de qualidade para os colaboradores da Educação em parceria com instituições como o Mpumalanga e o Instituto EDP Escelsa, de São Paulo, mostra que Cariacica é uma boa referência. “Além do interesse em aprender, os profissionais da rede municipal levam a empatia para suas atividades. Agradeço pelo esforço e dedicação nesse desafio de unir o amor ao saber”, afirma.

img_9593Viva Com Arte

A capacitação Viva Com Arte é desenvolvida pelo Instituto Mpumalanga há nove anos e tem o objetivo de ampliar as possibilidades nas relações didático-pedagógicas entre profissionais da educação e alunos. O trabalho foi desenvolvido em módulos desde o mês de Abril, e enfatizou a associação das linguagens artísticas à aprendizagem, trabalhando o ser humano individual e coletivamente.

Além da formação, a Caravana das Artes e do Esporte, também realizada pelo Mpumalanga, passou pela cidade em agosto deste ano. Nos três dias de evento participaram artistas e desportistas, como os medalhistas olímpicos do vôlei de praia Alison e Bruno, além da ex-voleibolista Ana Moser, o vice-campeão olímpico de vôlei de praia Fábio Luiz, a atleta de Taekwondo Júlia Vasconcelos, a lutadora de Kickboxing Bárbara Nepomuceno e a ginasta Francielly Machado. Foram desenvolvidas oficinas com as crianças, além da exibição de filmes infantis e de outras atividades voltadas para a Educação, a Cultura e o Esporte.