Procon realiza Operação Semana Santa em supermercados

Além de ser um feriado cristão a Semana Santa é a época de saborear a deliciosa torta capixaba, mas se o consumidor não ficar atento o prato vai ficar “salgado” esse ano, isso porque os preços dos principais ingredientes chegam a variar mais de 50% de um estabelecimento para o outro. Para combater a prática abusiva a equipe de Fiscalização do Procon realizou na manhã desta segunda-feira (15) a “Operação Semana Santa”.

Ao todo 10 supermercados foram fiscalizados. O carro-chefe da torta, o bacalhau (saith kg), foi encontrado por R$ 27,90 em um supermercado enquanto em outro o mesmo produto não sai por menos que R$ 43,90.

Para se ter uma ideia em um estabelecimento o palmito (300g) está sendo comercializado a R$ 7,99 já em outro foi encontrado a R$ 17,98. O mesmo ocorre com a cebola que em um supermercado está sendo vendida por R$ 2,99 e em outro a R$ 5,99.

De acordo com o Coordenador de Fiscalização do Procon, Valdir Soares, a operação teve como objetivo alertar o consumidor. “Fazemos essa pesquisa para orientar sobre essa variação de preços dos produtos mais consumidos nessa época e prevenir os consumidores para que eles verifiquem o que estão adquirindo, principalmente os congelados”, explica.

Além de fiscalizar os preços a equipe verificou se o bacalhau que está sendo comercializado é legítimo, data de validade, higiene e formas de armazenamento. “A gente sempre olha se o produto não está avariado e se está armazenado em local adequado. O consumidor tem que ficar atento porque o produto exposto, se tiver alguma avaria, já torna-se impróprio para o consumo”, explica o coordenador.

Ao constatar variação de preços em estabelecimentos a orientação é que o consumidor dirija-se ao Procon e abra uma reclamação, a partir disso, o supermercado será notificado para se justificar sobre a prática do valor alto em comparação ao preço de mercado.

O Procon funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Centro Administrativo da Prefeitura situado na Avenida Kleber Andrade, nº 05, bairro Rio Branco. O telefone é o (27) 3354-5504.

Clique aqui e confira a lista com os preços