Procon de Cariacica orienta consumidores sobre compras feitas pelas redes sociais
Por Mariana Santos, postado em 24/05/2025
Fotos Freepik
Uma foto que atrai, um preço que parece bom, uma compra “fácil” de ser feita e uma mensagem no “direct”. Entretanto, o produto não chegou, o vendedor sumiu e o consumidor ficou no prejuízo. As pessoas estão aderindo à prática de compras pelas redes sociais e esses casos tem se tornado rotineiros. O que muitos não sabem é que essas compras também garantem direitos ao consumidor. Pensando nisso, o Procon Cariacica separou algumas dicas.
Os consumidores têm sido atraídos cada vez mais por preços atrativos e atendimentos personalizados do Instagram, WhatsApp e Facebook. Com isso, o número de golpes também aumenta. Relatos evidenciam vendedores que somem após o pagamento, produtos que nunca chegam e dificuldades para trocar ou cancelar pedidos.
De acordo com o coordenador do Procon de Cariacica, Elberson Lima, os consumidores precisam ficar atentos às propagandas e sempre checar a veracidade dos perfis de vendas. “As redes sociais se tornaram verdadeiras vitrines para vendas, mas o Código de Defesa do Consumidor continua valendo nestes espaços, dando mais segurança para o consumidor e também para o vendedor”, disse.
Confira as dicas:
- Preço é obrigatório
Mesmo em redes sociais, o vendedor deve informar o valor dos produtos de forma clara. Esconder o preço ou pedir que o cliente “chame no direct” fere o Código de Defesa do Consumidor.
- Desconfie de ofertas boas demais.
Preços muito abaixo do normal podem ser sinal de golpe.
- Exija dados da empresa ou do vendedor.
Nome, CNPJ (ou CPF), endereço e formas de contato devem estar disponíveis.
- Pesquise a reputação do perfil.
Leia comentários e procure avaliações em sites de reclamação.
- Peça comprovantes da compra e pagamento.
Guarde prints, recibos e conversas como prova.
- Use formas de pagamento seguras.
Evite transferências diretas sempre que possível.
- Seus direitos continuam valendo!
Compras feitas fora da loja física garantem o direito de arrependimento em até 7 dias, além da troca e devolução quando necessário.
Caso tenha problemas, o cidadão pode procurar o Procon Cariacica presencialmente, que funciona no Centro Administrativo, localizado na Avenida Alice Coutinho, nº 109, bairro Vera Cruz, para registrar uma reclamação.