Saúde realiza vacinação contra sarampo no Shopping Moxuara

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza neste sábado (22) uma ação de saúde no Shopping Moxuara com objetivo de imunizar a população contra o sarampo. A vacinação tem como público alvo pessoas de 1 a 49 anos e é necessário o cartão de vacinação para tomar a dose. O atendimento será a partir das 10h, no piso L3.

De acordo com a Coordenação de Imunização da Semus, a cobertura vacinal de 2016 ficou em 91,35% na primeira dose e 77,47% na segunda. Já em 2017, a primeira aplicação teve alcance de 64,75% e a segunda dose foi aplicada em 58,66% da população. De janeiro a junho de 2018, a primeira dose teve cobertura de 71,73%.

Além da vacinação, no dia serão realizados os atendimentos de aferição de pressão, verificação de glicemia, orientação sobre automedicação e orientação para gestantes sobre dengue e zika com distribuição de repelentes.

Doses

• De 1 a 29 anos: 2 doses da tríplice viral

• De 30 a 49 anos: 1 dose da tríplice viral

O sarampo

Doença viral e altamente contagiosa, o sarampo é transmitido por via aérea, ao falar, tossir ou espirrar. Segundo o Guia de Vigilância à Saúde, do Ministério da Saúde, “é suspeito de sarampo todo paciente que apresenta febre e manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e da situação vacinal. Pode levar à internação e ao óbito, devido às complicações como pneumonia e encefalite, entre outras”.

Atualização do cadastro

Com o objetivo de facilitar o acompanhamento do calendário de vacinação dos moradores de Cariacica, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou a implantação do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNIWeb). Agora, é possível atualizar, em âmbito nacional, as vacinas dos cidadãos que, para melhoria e qualidade do serviço de vacinação. O sistema começou a ser implantado no dia 11 de dezembro.

Para atualizar o cadastro, basta que o cidadão compareça a uma das salas de vacinas com CPF e Cartão SUS, nas unidades de Alto Lage, Bela Aurora, Bela Vista, Cariacica Sede, Itaquari, Jardim Botânico, Novo Brasil, Nova Rosa da Penha I, Nova Rosa da Penha II, Operário, Oriente, Padre Gabriel, Rio Marinho, Valparaíso, São Francisco, Santa Bárbara e Santa Fé. As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.

CRONOGRAMA DA AÇÃO NO SHOPPING

• Vacinação - 10h às 22h

• Aferição de pressão, verificação de glicemia e orientação às gestantes - 10h às 16h

• Orientação sobre automedicação - 15h às 18h