Campanha contra a Aids começa com testagem rápida e mobilização educativa no Faça Fácil

O melhor caminho é a prevenção, quando se trata do vírus HIV. O alerta para a conscientização da testagem preventiva da doença norteou a ação na Central de Atendimento Integrado ao Cidadão - Faça Fácil para os servidores e as pessoas que passaram pelo local. A programação deu início à campanha de conscientização alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1° de dezembro, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante a manhã desta quarta-feira (30), das 9h às 12h, 95 testes rápidos de Aids foram realizados.

A movimentação despertou o alerta no educador físico, Jean Moraes, 30 anos, que procurou o Faça Fácil para retirar a segunda via de Identidade e foi surpreendido com o estande do Centro de Referência IST/Aids com os profissionais realizando os exames.

img_5202“Chamou a minha atenção. Quando vi, logo me interessei em fazer o teste. No ano passado fiz o exame, mas aproveitei para fazer novamente”, contou o jovem. Para ele, muitas vezes as pessoas não se informam corretamente sobre a Aids e, por medo ou preconceito, não realizam exames e ignoram as medidas protetivas. “Por isso é importante realizar ações como esta. Chama a atenção para o cuidado com a saúde”, completou o jovem.

img_5210A iniciativa permitiu estender a campanha de prevenção, com o acesso aos testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem de sífilis. “Acho que a única vez que fiz o teste foi quando estava grávida. Agora com a equipe aqui aproveitei para fazer o exame. Não dói nada e rapidinho você tem o resultado, contou a auxiliar de serviços gerais, Mirilande Gomes de Souza, 47 anos.

O Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids coordena as atividades de prevenção à Aids no município. A atividade no Faça Fácil contou com parceria da Coordenação de Diversidade Sexual da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Enfrentamento à Discriminação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) na mobilização educativa, orientando e entregando materiais sobre a doença.

Amanhã, 1° de dezembro, data que marca a luta contra Aids, terá mais ações preventivas de HIV/Aids. O Centro de Referência IST/Aids sediará uma oficina sobre os métodos de prevenção e uma roda de conversa para debater os tratamentos das infecções sexualmente transmissíveis. As atividades começam a partir das 7h. Já à tarde, 16h, haverá mobilização educativa com distribuição de material informativo, entrega de preservativos e realização de teste rápido no Shopping Moxuara.

Confira a programação completa:

Quarta-feira, dia 30 de novembro
Onde: Faça Fácil – Av, Brasilina Santos, Santo André
Quando: das 9h às 12h
Ação educativa com distribuição de material informativo, entrega de preservativos e testes rápidos

Quando: a partir das 7h
Roda de conversa sobre a prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis

Quando: a partir das 8h
Oficina fiquei sabendo “Quem usa preservativo não se contamina com o HIV”

Onde: Shopping Moxuara – Rodovia BR-262, Campo Grande
Quando: das 16h às 21h30
Ação educativa com distribuição de material informativo e teste fluido oral.

Terça-feira, dia 13 de dezembro
Onde: Centro Comercial (Ceasa) – Rodovia BR 262, Vila Capixaba
Quando: das 7h às 11h30

Quinta-feira, dia 15 de dezembro
Quando: a partir das 14h
Roda de conversa com os jovens sobre a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. A ação será em parceria com a Coordenação de Diversidade Sexual da Semdes.