Grupo Moxuara: pesquisa de ritmos regionais sem perder a viola de vista

O Grupo Moxuara é obrigatório quando a questão é definir o cenário musical de Cariacica. E num festival onde a viola é reverenciada, mais ainda. Flávio Vezzoni, Fernando Faé, Heverton Mira Macapá e Paulo Cézar vão mostrar o que produzem, em termos de pesquisa de ritmos regionais, sem se distanciar da produção de sertanejo de raiz. "O Fest Viola  vai ao encontro daquilo que respira o povo de Cariacica. Falar de Cariacica é falar de interior. Mesmo distante apenas cinco quilômetros de Vitória, nós respiramos essa linguagem da viola, esse jeito de ser do violeiro", conceitua o líder e vocalista Vezzoni. Com 25 anos de estrada, a banda, que sobe ao palco na praça de Cariacica Sede, nesta sexta (2), às 22h, vai justamente privilegiar um repertório comemorativo e que privilegia a viola como referência. "A espinha dorsal do que preparamos para este show é o conceito da filosofia de ser do sertanejo, que é perfeitamente natural e assimilável a nós da cidade, com esse instrumento que está intimamente ligado à filosofia de quem vive a terra, de quem tem a alma da roça", completa. Assim, composições como "Da Janela" e "Camará" estão garantidas na listagem dos sucessos do grupo. O grupo também irá privilegiar uma miscelânia de canções tradicionais, típicas de quem está mais perto da Natureza, bem no conceito do festival. Aliás, o evento, na visão do cantor, ganha destaque ao se colocar como único no estilo na região metropolitana da Grande Vitória. "Não há outro evento do porte deste festival em que a música sertaneja de raiz é o destaque. Ele se consolida por achar reflexo em nossa própria memória afetiva. Grande parte de nossa geração ainda tem uma ligação com a vida na roça, no interior", opina. O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Cariacica com o patrocínio do Banestes. 2º Fest Viola – Festival Nacional de Viola Onde: praça Marechal Deodoro da Fonseca, em Cariacica Sede. Oficinas, shows com artistas nacionais e locais, além de mostra competitiva. Quanto: gratuito. Realização: Prefeitura Municipal de Cariacica. Patrocínio do Banestes. Informações: (27) 3354-5839 e (27) 3346-6342 Programação desta sexta (2) 18h às 19h: Voz e viola e palco livre nos bares de Cariacica Sede 19h: Mostra Competitiva 22h: show com Grupo Moxuara 23h: dupla de viola André Matos e Beto Calil (Afonso Cláudio, ES)