Sotelândia recebe mutirão de limpeza contra mosquito

Casas, quintais, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios. Nada escapou do mutirão de limpeza realizado pela Secretaria de Saúde de Cariacica, nesta quinta (25) e sexta-feira (26). Agentes de endemias e fiscais da Vigilância Sanitária percorreram as ruas do bairro eliminando focos de dengue e notificando locais abandonados com criadouros do mosquito Aedes aegypti.

IMG_4245 copiarAo todo, serão visitadas cerca de 1.700 casas do bairro. Em muitas delas foram encontrados focos. Por isso, os servidores da Secretaria de Saúde orientaram os moradores a fazer a limpeza de suas residências e quintais. O combate ao mosquito causador da dengue, zika e chikungunya não é de competência somente da Prefeitura e, sim, uma luta de toda população.

É importante ressaltar que o trabalho realizado pelos agentes de endemias é de extrema importância para a eliminação de focos do mosquito. Entretanto, a colaboração dos moradores se faz necessária. Para isso, escolha um dia na semana para a eliminação de focos. Verifique pneus, caixas d’água, ralos, bandejas de geladeira e garrafas.

IMG_4230 copiarLembre-se: o lixo é o principal aliado do Aedes aegypti. Mais de 70% dos focos desse mosquito estão dentro das casas. O Aedes aegypti gosta de lugares que contenham água parada. Por isso, realizar a limpeza de casas e quintais é de extrema importância. O combate ao mosquito é mais fácil na fase de larva, uma vez no ar, fica mais difícil exterminá-lo. Em 45 dias um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

Durante o mutirão, os moradores foram orientados a realizar limpeza de seus quintais e colocar o lixo na calçada. Na sexta, carros da Secretaria de Infraestrutura (Seminfra) irão recolher o que foi retirado dos imóveis durante a faxina. Servidores da limpeza pública também realizarão capina nas ruas. Já o valão do bairro, recebeu aplicação de larvicida e será limpo nos próximos 15 dias. Nos dois dias de mutirão, o carro fumacê percorrerá as ruas do bairro.

Multa

A ação serviu também para a Vigilância Epidemiológica identificar os donos de terrenos baldios e imóveis abandonados com focos do mosquito. Esses proprietários serão notificados e, caso não limpem o local, a Vigilância dará um prazo para que seja realizada a limpeza. Se isso não acontecer, poderá ser multado – o valor da multa é de R$ 1.467,20.

A Prefeitura de Cariacica já realizou mutirões nos bairros: Vale dos Reis, Nova Brasília, Valverde, Oriente, Jardim América, Nova Rosa da Penha I e II, Porto de Santana, Aparecida, Santana, Porto de Santana, Padre Gabriel e Santa Paula.