Agentes de endemias e policiais na luta contra o Aedes aegypty

Uma verdadeira força-tarefa foi realizada, na manhã desta quinta-feira (25), na BR 101, em Cariacica. Fiscais da Vigilância Sanitária e agentes de endemias da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cariacica, com o apoio dos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizaram uma verdadeira varredura em estabelecimentos com possíveis focos de Aedes aegypti.

A operação é mais uma ação da Prefeitura no combate à dengue, zika e chikungunya. Estabelecimentos abandonados, ferros velhos, borracharias, postos de gasolina e oficinas mecânicas foram vistoriados. Nos locais onde foram encontrados focos, os agentes de endemias eliminaram com aplicação de larvicida.

De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental e Proteção Animal, Luiz Roberto Meneghel, o primeiro passo foi inspecionar e identificar as áreas com criadouros. A partir daí, os proprietários desses locais serão notificados para que realizem a limpeza do local. Caso isso não aconteça, os donos desses estabelecimentos serão multados.

“A notificação será realizada com base no decreto 033/2016 da Vigilância Sanitária. O valor da multa é de R$ 1.467,20”, destacou o gerente de Vigilância em Saúde, Alberto Vidal. Um dos pontos vistoriados pela equipe foi a antiga fábrica da Cássaro S/A Indústria e Comércio. No local, foram encontrados pneus, vasilhames e uma caixa d’água aberta.

IMG_4133 copiarO aposentado Glauro de Souza, morador de Vila Capixaba, aprovou a ação. “Fico mais aliviado com essa fiscalização. Tenho netos e fico preocupado com a saúde da minha família. Essa parceria só traz benefícios para a população”, ressaltou.

Nesta quinta, os técnicos e agentes tiveram como ponto de partida a Ceasa. Entretanto, a fiscalização pretende cobrir toda a extensão da rodovia dentro do município: na BR 262, do km 1 ao km 7,5, e na BR 101, do km 270 ao km 294.

Confira a galeria de fotos da ação: