news

Em ação do Maio Amarelo, corpo de Agentes de Trânsito recebe três novas motocicletas

A Programação do "Maio Amarelo", promovido pela Prefeitura de Cariacica por meio da Secretaria de Defesa Social (Semdefes), reservou para a manhã desta segunda-feira (27) a entrega de três motocicletas, a certificação de agentes de trânsito e palestras educativas para motoristas e alunos da rede municipal de Miranda. as atividades foram realizadas no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. O evento foi mais uma ação voltada ao mês dedicado à educação e prevenção de acidentes de trânsito. Segundo informações do Detran, em 2018 foram registradas 744 mortes causadas em acidentes de trânsito nas vias do Espírito Santo. Os agentes de trânsito receberam oficialmente o certificado do curso de atualização para atuar nas ruas e, o secretário de Defesa Social, Alexandre Ribeiro, destacou a importância de se enxergá-los não como punidores, mas como orientadores no trânsito. O prefeito Juninho enfatizou que um trânsito mais tolerante e organizado depende da conscientização da população e atitude de cada indivíduo. "Não devemos esperar que os outros resolvam, sejam os agentes, seja a polícia ou apenas novas leis. Cada um deve olhar para seus atos e sempre pensar em como podem impactar na vida do outro. Desta forma, faremos o melhor em todas as áreas", comentou Juninho, que mostrou alegria em ver a participação de alunos da Emef Talma Sarmento no evento. E foi com o objetivo de promover uma cultura de mais respeito à vida e no trânsito que os alunos da Emef estiveram presentes. Segundo a pedagoga Juliana Casotto, é preciso sensibilizar os jovens com experiências e histórias reais para mudarem de postura. Yara Kellen e Cauan Souza, de 14 anos, entenderam que a única solução é cada um fazer sua parte, desde pedestres a motoristas. "Eu mesma cometo erros. Atravesso às vezes fora da faixa de pedestres. Depois de ouvir mais estes dados e depoimentos, vou pensar duas vezes antes de repetir. Só se estiver muito vazio mesmo", admitiu a adolescente. Já Cauan lembrou de quando foi atrolelado por atravessas sem olhar para os lados. "Fui à padaria e, na volta, atravessei correndo. Foi um susto e, por sorte, não sofri nenhum dano grave. Todos temos que fazer o certo para evitar acidentes", comentou.