Educação lança Projeto Banda na Escola

Os alunos do turno matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Renascer, em Padre Gabriel, tiveram uma surpresa na manhã desta segunda-feira (27). As aulas deram lugar a abertura do Projeto Banda na Escola, desenvolvido pelo 38º Batalhão de Infantaria. A apresentação foi feita graças a uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e o Exército brasileiro.

A quadra da escola ficou lotada, afinal, ninguém queria perder a apresentação da banda. O encantamento, tanto com os instrumentos quanto com as fardas era visível em muitos meninos e meninas que, pela primeira vez na vida, assistiam à apresentação de uma banda e viam instrumentos como tuba, trombone, trompete, bombardino e clarineta.

Caso do Mayck, 11, que durante o concerto viu diante de seus olhos suas duas paixões: a música e o serviço militar. “Eles tocam muito bem. Sonho ser um soldado de infantaria como eles, para salvar minha pátria. Também quero ser baterista”, conta.

A apresentação foi dividida em dois momentos: o cívico e o concerto. Durante o momento cívico os estudantes entoaram o hino nacional, já no segundo, eles foram apresentados aos instrumentos  e, em seguida, começou a apresentação musical.

No repertório Gustavo Lima, Anderson Freire entre outros e a garotada, é claro, cantou junto cada refrão das músicas “Apelido Carinhoso” e “Raridade”, de Gustavo Lima e Anderson Freire, respectivamente.

A parceria entre a Seme e o Exército foi celebrada há dois meses e a Emef Renascer foi escolhida como piloto por já desenvolver o Projeto Forças no Esporte, também em parceria com a tropa, e por estar localizada em uma área de vulnerabilidade social. Conforme explica o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar.

“Estamos em uma área de alta vulnerabilidade social, existe um grande número de evasão escolar nessa unidade, então a gente precisa criar situações favoráveis a aprendizagem, todos os projetos que a gente traz para essa escola, em especial, é para garantir que as crianças se envolvam mais com a escola”, afirma.

A diretora da unidade, Amanda Agrizi da Silva, não escondeu a felicidade por a escola ser a primeira a receber o projeto. “Sermos lembrados nos deixa feliz. Por meio da música podemos trabalhar valores como respeito, comprometimento e companheirismo. Nós sabíamos da apresentação, mas para os alunos foi uma surpresa e eles gostaram muito”.

O projeto

O Projeto Banda na Escola foi criado há cerca de oito anos na fronteira do Brasil com a Bolívia e a experiência deu tão certo que o 38 BI trouxe para o Estado, inicialmente para o município de Vila Velha, coordenado pelo tenente Geraldo César Paulo da Silva, regente da banda.

A ideia, de acordo com o regente auxiliar, subtenente Valmir Franck de Souza, é formar novos músicos. “O objetivo é fazer com que as crianças tenham interesse em tocar um instrumento musical, nosso objetivo é formar novos músicos e a apresentação da banda desperta na criança o desejo de aprender a tocar um instrumento, elas têm um encantamento grande, sendo uma banda militar, do Exército brasileiro fazendo o projeto o interesse é bem maior”.

Feedback costuma ser depois do evento, mas no caso da banda, é na hora. “Nosso feedback vem na hora, é a alegria das crianças. Isso é a nossa motivação”, completa Franck.

A previsão é que 20 escolas, entre CMEIS e EMEFS sejam contemplados esse ano, para isso, um calendário está sendo montado.

A banda da escola

A Emef Renascer possuía uma banda formada por alunos, mas há cerca de quatro anos ela foi extinta. A ideia é reativá-la esse ano. Para o professor e futuro maestro, Rafael Ferreira Carvalho, a apresentação da banda do Exército irá incentivar os alunos.

“Eles veem que instrumento é uma diversão, mas também é uma coisa profissional, não é só tocar sem nenhum propósito”.

A proposta é formar uma banda com alunos e ex-alunos que moram na comunidade. Uma das integrantes será a dona de casa, Esther Souza, 19, que toca caixa, trombone e trompete.  “Já não estudo mais, mas quero fazer parte da banda de novo, quero passar o que eu sei para os alunos da Renascer”.