Busca

Projeto Alfabetiza-ação: aula inaugural reúne novos alunos

Oportunizar aos munícipes de Cariacica, com 55 anos ou mais, momentos de práticas sistemáticas e sustentadas de autoeducação e desenvolver a leitura e a escrita: esses são os objetivos do projeto Alfabetiza-ação Cariacica. E o pontapé inicial para a realização destes sonhos foi dada nesta quarta-feira (25), com aula inaugural na Escola Municipal de Ensino Fundamental Hilário Vieira da Silva, em Jardim Campo Grande, A iniciativa é da Secretaria de Educação (Seme). O curso de alfabetização é prioritário para quem não teve acesso à escolarização. O intuito do programa é a preparação para o pleno exercício da cidadania. “O programa Alfabetiza-Ação é uma iniciativa para garantir aos adultos acima de 55 anos e aos idosos a apropriação social da leitura e da escrita. É um incentivo para que, uma vez alfabetizado, esse público possa frequentar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dar sequência à sua trajetória escolar, caso deseje”, falou José Roberto Martins, secretário de Educação. "Na aula inaugural, fizemos uma acolhida para os estudantes, apresentamos as professoras, o espaço escolar, entregamos kit escolar e realizamos uma roda de conversa para conhecer todos. Na perspectiva de Educação Popular em Paulo Freire, o acolhimento e os círculos de cultura, momento onde se dá voz aos educandos, é que emergem as palavras geradoras que são utilizadas para alfabetizar os adultos e idosos no universo cultural onde estão inseridos", disse Rinaldo Pereira, coordenador da EJA. O curso terá a duração de quatro meses e será ofertado em salas ociosas das unidades de ensino da rede municipal de Cariacica, espaços disponibilizados por instituições parceiras e também espaços em outras secretarias, preferencialmente no turno diurno.