"A Escola no Combate ao Trabalho Infantil": Cariacica recebe prêmio do concurso MPT na Escola etapa municipal

A manhã de hoje foi de premiação na rede de ensino de Cariacica! Isso prova a excelência da educação do município que tem se destacado no Espírito Santo. A Secretaria de Educação (Seme) e o Ministério Público do Trabalho entregaram as premiações aos alunos selecionados na edição de 2021 do Projeto MPT na Escola, que teve como tema "A Escola no Combate ao Trabalho Infantil".

O prêmio MPT na escola 2021 é uma iniciativa do projeto Resgate e Infância – Eixo Educação, que faz parte da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente do MPT. Nesta quarta-feira (26) foi realizada a entrega da etapa municipal, em que a Seme fez a seleção dos trabalhos produzidos por suas escolas. Os trabalhos selecionados nesta fase seguem para a etapa estadual, que será em outubro.

Os alunos da rede municipal de Cariacica participam efetivamente do concurso desde o ano de 2018, levando para casa prêmios de primeiro lugar nos anos de 2018 e 2019. Neste ano, dez escolas da rede participaram: as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Manoel Paschoal, Maria Augusta Tavares, Stélida Dias, Arthur da Costa e Silva, Luzbel Pretti, São João Chrisóstomo, Escola e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, Laurinda Pereira do Nascimento, Antônio Coutinho de Oliveira e Maria Paiva. No total, 2.782 estudantes estavam no concurso.

Projeto do Ministério Público do Trabalho de Erradicação Infantil

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o tema na Conferência Internacional do Trabalho. Desde 2002, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007.