Medidas para proteção do Rio Formate são executadas

O Rio Formate, que corta as cidades de Cariacica e Viana, recebe uma atenção especial da administração municipal de Cariacica. Serviços de limpeza, espaço de convivência, atividades de educação ambiental, remoção das famílias ribeirinhas e recuperação da mata ciliar são ações que acontecem no bairro Operário. O trabalho é realizado com a integração das secretarias municipais e com a participação dos moradores da região. São investidos mais de R$ 580 mil para a preservação do rio e prevenção de alagamentos em tempos de chuvas. Em execução Nesta semana, a equipe da Subsecretaria de Serviços atua na região a fim de promover a limpeza e o desassoreamento do rio. Para isso, homens realizam poda das árvores para dar acesso à retroescavadeira ao leito do rio. A próxima medida será a remoção das 46 famílias ribeirinhas. Elas serão transferidas para as unidades habitacionais Apolônio Carvalho do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. Com o reassentamento, as residências serão demolidas e área será cercada para proteção e recuperação da mata ciliar. O serviço de cercamento é da ordem de R$ 64.437,09 com convênio do Governo Federal. A previsão é iniciar essa etapa no segundo semestre de 2015. Ações No ano passado, num trabalho da Prefeitura com a juventude do bairro, as margens do Rio Formate foram limpas. Participaram 30 moradores da comunidade. A iniciativa estava integrada ao projeto “A Tomada do Canal”, do Instituto O Canal, que tem como objetivo aproximar o poder público, sociedade civil e setores empresariais nas questões de preservação ambiental. Na ocasião, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luzbel Pretti participaram de oficinas e palestras de educação ambiental. O investimento foi de R$ 15 mil reais. Também foi construído, nas proximidades do rio, o espaço de convivência que, além de ser uma área de lazer, impede que o terreno receba acúmulo de lixo ou ocupação irregular, despertando, assim, o olhar dos moradores para a preservação do ambiente. O equipamento foi entregue à comunidade em abril deste ano. A área possui playground (brinquedos para crianças) e quadra poliesportiva. O valor da obra é de R$ 506.001,15. A construção, realizada por meio do convênio entre a Prefeitura de Cariacica e o Ministério das Cidades, teve contrapartida da Prefeitura de R$ 56.216,73.