6 dicas de coleta de lixo que vão te ajudar

IMG_2233 copyQuantas vezes você já viu sofás, camas, armários e outros móveis em vias públicas, galerias e canais? Essa situação pode gerar um sério problema durante a temporada de chuvas, favorecendo a lentidão do escoamento da água, alagamentos de ruas e residências, obstrução de bueiros e poluição de rios.

Além disso, o descarte irregular desses materiais gera um prejuízo de aproximadamente R$ 120 mil mensal ao município. Por ano, esse valor chega a representar R$ 1,4 milhão dos recursos da Prefeitura. Com isso, o dinheiro que poderia ser investido na educação, saúde, esporte e cultura é gasto para limpar áreas com acúmulo de lixo.

Fica então um alerta para todos adotarem as medidas corretas para deixar a cidade mais agradável e bonita. E não se esqueça de divulgar as informações a vizinhos e amigos!

Móveis
Solicite o recolhimento desse tipo de resíduo, ao serviço de Papa-Móveis, pelo telefone 3354-5454. O atendimento será agendado.

Coleta domiciliar
O lixo domiciliar, assim como comercial destinado à coleta regular, deve ser acondicionado em sacos plásticos. Os materiais cortantes e perfurantes devem ser embrulhados antes de serem acondicionados no saco de lixo. Deposite o saco de lixo alinhado ao imóvel, não deixe o material na rua. Coloque o lixo para fora da residência uma hora antes de antecedência da passagem do caminhão da coleta. Os horários de coleta de cada comunidade podem ser informados pelo disque lixo 0800 283 9887.

Em algumas regiões do município, principalmente próximo à áreas comerciais, há as caixas coletoras de resíduos na cor verde. O lixo também pode ser armazenado neste local, seguindo as instruções acima. É importante colocar o material dentro do recipiente, assim os animais não rasgam a sacolas e o lixo não se espalha pela via.

IMG_5340Reciclagem
Atualmente seis bairros contam com os ecopostos da coleta seletiva. Os containers têm a cor azul e estão identificados com adesivos para a destinação do lixo seco.

Em Campo Grande, os recipientes estão na avenida Expedito Garcia em quatro pontos distintos. Os bairros Vila Capixaba, Flexal I, Flexal II e Nova Canaã também contam com o serviço. As coletas acontecem segundas, quartas e sextas, sempre pela manhã. O material coletado é enviado às associações de catadores de Cariacica.

Óleo de Cozinha
Quando eliminado pelo ralo, o óleo de cozinha entope o encanamento; no solo, impermeabiliza o local; em processo de decomposição junto a outras matérias orgânicas, gera formação de metano, que é o principal gás do aquecimento global.  Para evitar esses danos, uma boa opção é a reciclagem.

O óleo de cozinha pode ser usado na produção de sabão em barra e biodiesel. Para isso, os moradores devem armazenar o conteúdo em garrafa pet de 2 litros e, após encher o recipiente, levar nos pontos de coleta. São eles: o Restaurante Prato Popular, localizado na avenida Expedito Garcia, nº 196, em Campo Grande e a Secretaria de Serviços (Semserv), rua Manoel Laurentino, sem número, em Sotema.

Entulhos
Observe se na sua comunidade há caixas coletoras. O recipiente é para receber pequenas quantidades de entulho, resíduos sólidos e materiais diversos não orgânicos. O transporte do material até o container é de responsabilidade do morador.

Vale lembrar que o recipiente não é uso exclusivo de um morador. Portanto, não deve ser utilizado para grande quantidade de entulho de construção civil. Nesses casos, é necessário contratar o serviço de empresa especializada na coleta, transporte e destinação dos materiais.

Doação e revenda
Uma boa alternativa, caso seu móvel ou eletrodoméstico esteja em bom estado de conservação, é a doação ou revenda. Organizações não governamentais (Ongs) ou alguma família pode estar precisando do material. Antes de entregar, o doador deve certificar-se se o móvel realmente pode ser reutilizado ou se o eletroeletrônico ainda funciona.

O móvel ou eletrodoméstico usado pode ainda ser vendido. Existem alguns comércios locais que compram os aparelhos para revenda. Além disso, também é possível encontrar um comprador por meio da internet.