População pode ajudar a identificar os 'sujões'

O acúmulo irregular de lixo é um problema recorrente na cidade. Segundo um levantamento realizado em outubro de 2014, existem 311 áreas nesta situação. Mas, para transformar essa realidade, a administração municipal necessita do comprometimento dos moradores. A população pode auxiliar com denúncias para ajudar a flagrar o ato e identificar as placas dos veículos que o jogam o material no local.

Para denunciar qualquer situação de descarte irregular de lixo, o morador pode ligar para a Coordenação de Posturas de Cariacica, no telefone 3354-5113. Caso o morador consiga fotografar o ato, ele deve encaminhar a imagem para posturas@cariacica.es.gov.br .

O Código Municipal de Posturas, Lei 1.839/88, prevê a punição para quem faz o descarte irregular de lixo em espaço público. Quando o indivíduo que comete a infração for identificado, a equipe de posturas irá notificá-lo e orientá-lo para a limpeza da área. Em caso de reincidência, o responsável é multado em R$ 667,60. Em terreno particular, o proprietário é notificado e tem o prazo de 30 dias para limpar e cercar o local. O não cumprimento também implica na multa.

A limpeza das áreas públicas com despejo irregular de lixo pode representar um gasto de R$ 1,4 milhão dos recursos da Prefeitura anualmente.