Audiência em Campo Grande debate saneamento básico na Região Central

Representantes de moradores e lideranças comunitárias dos bairros das regiões 3, 4, 6 e 11, que formam a Região Central, deram início a rodada de reuniões da apresentação dos prognósticos para o Plano de Saneamento Básico Eixo Água e Esgoto, organizada por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e do Meio Ambiente (Semdec). Eles contribuíram com propostas de melhorias e avanços nesta área num encontro na noite da última sexta (05), no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. Instituído em 2014, em cumprimento à lei federal 5.304/14, o Plano de Saneamento Básico Eixo Água e Esgoto tem como missão direcionar os investimentos que a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) irá executar no município em um prazo de 30 anos. O investimento previsto gira em torno de R$ 170 milhões. Vale lembrar que o município que não possui o plano é impedido de receber recursos federais.  O aposentado Sebastião Lazarini, 64 anos, morador do bairro São Geraldo I, estava atento aos dados descritivos da região e deixou registrado o maior desejo da comunidade. “Nossa grande reclamação é em relação ao tratamento de esgoto. O córrego Maria Preta continua recebendo esgoto que não é tratado”, aponta.  Os dados coletados com os participantes irão servir para elaboração de um documento contendo, a partir destas análises, propostas em forma de programas, projetos e ações que produzirão o futuro Plano Municipal de Saneamento Básico.