Ouvidoria Geral registra 352 demandas no primeiro semestre de 2014

Um canal para o morador deixar suas sugestões, reclamações, denúncias e queixas aos serviços prestados pela administração público. A Ouvidoria Geral de Cariacica, instrumento que estreita a relação entre o cidadão e o poder público, no primeiro semestre de 2014, registrou 352 demandas, dentre elas reclamações e denúncias. O atendimento é realizado por um ouvidor, vinculado à Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcot).

O primeiro lugar no ranking das demandas direcionadas à Ouvidoria é referente aos Serviços Urbanos (Semserv), com 42 questões envolvendo ações de tapa-buraco, coleta de lixo e falta de tampa de bueiros. A segunda colocada envolve a Secretaria de Saúde com 30 assuntos relacionados ao carro fumacê e às denúncias contra servidores.

Já a terceira posição está com a Coordenação de Posturas, setor vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdur). As 28 queixas giram em torno de obras irregulares, invasão de calçada e lixão em terrenos públicos e particulares. O quarto lugar é do Disque Silêncio com 21 reclamações relacionadas às solicitações não atendidas. Em seguida, está a Segurança Pública e Defesa Social com 18 demandas direcionadas principalmente aos serviços de táxi e condições de sinalização em vias do município.

O serviço
A Ouvidoria Geral é o principal canal de reclamações da Prefeitura de Cariacica.  O atendimento busca mediar o contato entre a população e os órgão municipais. Para isso, o cidadão deixa a sua mensagem que será encaminhada à secretaria pertinente, a fim de solucionar o problema ou dar uma resposta ao requerente.

De acordo com o secretário da Semcot, Eliezer Rocha, as reclamações podem ser anônimas ou nominais através do telefone 3366-1564 ou pelo e-mail ouvidoria@cariacica.es.gov.br. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O canal também pode ser usado pelos servidores para fazerem reclamações e pedidos. “Com exceção das denúncias, é importante que o usuário informe seu nome e endereço para identificação do local e a solução da demanda”, esclareceu Rocha.

O atendimento presencial é realizado na própria Prefeitura em Alto Lage, na Secretaria de Controle e Transparência (Semcot), sala 33, 1º andar. O morador também pode fazer suas reclamações pelo aplicativo Portal Cariacica. O dispositivo está disponível para download gratuito na Google Play, para aparelhos com a plataforma Android, e na iTunes, para iOS.

A Ouvidoria Geral da Prefeitura de Cariacica é responsável por:

• Receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões e pedidos de informações referentes a procedimentos e ações de agentes, órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal;

• Ampliar os mecanismos de controle e de transparência da gestão pública mediante a abertura de canais de comunicação entre a administração municipal e a sociedade civil, expandindo a capacidade do cidadão de participar da fiscalização e da avaliação das ações do Governo, visando à melhoria dos serviços públicos;

• Criar instrumentos transparentes, eficazes e eficientes para o recebimento, encaminhamento, acompanhamento, apuração e resposta de denúncias, reclamações e sugestões dos cidadãos relativas à prestação de serviços e a atuação dos agentes públicos;

• Cientificar as autoridades competentes sobre as questões que lhe forem apresentadas ou que cheguem ao seu conhecimento, requisitando informações e documentos e procedendo as diligências que as fizerem necessárias;

• Garantir a todos os usuários da Ouvidoria Geral do Município o caráter de sigilo, discrição e fidelidade quanto ao conteúdo de suas manifestações;

• Recomendar ações e medidas administrativas e legais, quando necessárias à prevenção, combate e correção dos fatos apreciados;

• Criar mecanismos e instrumentos de monitoramento, avaliação e controle dos procedimentos de ouvidoria;

• Promover, articular e apoiar outras ações para a difusão e divulgação de práticas de cidadania;

• Garantir resposta ao cidadão, com clareza e objetividade;

• Sistematizar e divulgar relatórios periódicos de atuação da ouvidoria;

• Sugerir modificações de regulamentos e atos normativos, a fim de que os cidadãos sejam atendidos com maior eficiência e civilidade.

Ranking das reclamações do primeiro semestre de 2014:

1º Lugar - Serviços Urbanos (Semserv) com 42 demandas envolvendo serviços de tapa-buraco, coleta de lixo, falta de tampa de bueiros
2º Lugar - Saúde com 30 demandas envolvendo carro fumacê e denúncias contra servidores
3º Lugar - Postura (Semdur) com 28 demandas envolvendo obras irregulares, invasão de calçada e lixão em terrenos públicos e particulares
4º Lugar - Disque Silêncio com 21 reclamações envolvendo demandas não atendidas
5º Lugar - Segurança Pública e Defesa Social com 18 demandas envolvendo principalmente serviços de táxi

Serviço:

Ouvidoria Geral