Semdec já recebeu mais de 2 mil denúncias de aglomerações desde o início da pandemia de coronavírus

Em tempos de coronavírus (Covid-19), a população tem somado forças ao município no que diz respeito à fiscalização de aglomerações, prova disso são as 1.850 denúncias recebidas pelo telefone 0800 283 9255 e as 132 recebidas pela Ouvidoria 162, do início da pandemia até o último dia 13, uma média de 35 denúncias por dia. No topo da lista aparecem os bares, com 897 queixas.

Em seguida aparecem lojas diversas, com 546, e supermercados e igrejas, que juntos totalizam 160 denúncias de aglomerações.

Campo Grande figura como o bairro campeão de denúncias, tendo em vista a grande quantidade de comércios na Avenida Expedito Garcia. Em seguida aparecem Porto de Santana, Itacibá, Bela Aurora, Alto Lage, Jardim América, Vila Capixaba, Castelo Branco, Nova Brasília, Cruzeiro do Sul, São Francisco e Vila Palestina.

A boa notícia é que, devido aos esforços da equipe de Fiscalização Integrada, composta por servidores das Secretarias Municipais de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e de Saúde (Semus), 70% das denúncias recebidas foram apuradas.

A equipe de Fiscalização Integrada vem atuando no comércio da cidade desde o início da pandemia, são cerca de 30 fiscais, que já contavam com o apoio de policiais militares do 7º Batalhão da Polícia Militar e agora ganharam o reforço do Corpo de Bombeiros.

“É importante o cidadão denunciar para nos ajudar, no entanto, é mais importante as pessoas cumprirem seu dever de respeitar o decreto do governador e só sair em caso de grande necessidade, só assim alcançaremos resultados satisfatórios de controle da pandemia”, ressalta o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Claudio Denicoli.

De acordo com ele, até a data de publicação do decreto estadual que permite o funcionamento do comércio em dias alternados, de acordo com o segmento, foram fiscalizados em torno de 1,5 mil estabelecimentos e fechados cerca de 200.

Canais

Na Ouvidoria 162, as denúncias são atendidas por telefone, analisadas pela equipe e encaminhadas para a secretaria demandada, neste caso a Semdec, responsável pela fiscalização. No 0800 283 9255 o processo é semelhante, todas as denúncias são registradas e atendidas por ordem de chamada, em seguida, são repassadas para a equipe de Fiscalização Integrada.

Tanto na Ouvidoria 162 quanto no 0800 283 9255, é preciso informar o nome do local denunciado, bairro, fotos (se quiser acrescentar), horário e pontos de referência.

Na Ouvidoria 162 as denúncias podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, já no 0800 283 9255 elas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12h às 6h, e aos fins de semana, 24h.

Denúncias feitas à Ouvidoria podem ser acompanhadas por meio de protocolo e senha. Pelos dois canais não é preciso se identificar.