Prefeitura de Cariacica promoveu nesta terça-feira (4) o 1º Encontro Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE)

A Prefeitura de Cariacica, por meio das secretarias de Educação (Seme) e de Saúde (Semus), promoveu nesta terça-feira (4) o 1º Encontro Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE) do ciclo 2023-2024. O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal da Gerência de Atenção à Saúde e pela Gerência de Educação Integrada.

O PSE é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação que tem como finalidade contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da educação básica, da rede municipal de ensino, por meio da articulação entre os profissionais de saúde e profissionais da educação.

As ações do PSE envolvem saúde ambiental; promoção da atividade física e práticas corporais; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da cultura da paz e direitos humanos; prevenção das violências e de acidentes; prevenção à Covid-19; prevenção de doenças negligenciadas; verificação da situação vacinal; saúde sexual e reprodutiva; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; saúde bucal e entrega de kits de higiene bucal.

O secretário interino de Educação Rogério Guimarães reforçou durante o encontro a importância do trabalho em conjunto das secretarias para o andamento do PSE. “Alinhar a Saúde com a Educação para trabalharmos na prevenção de doenças e agravos à saúde dos nossos alunos é muito importante”.

Já o secretário de Saúde César Colnago destacou que o PSE trabalha a prevenção de doenças e um melhor rendimento na aprendizagem dos alunos de rede. “O PSE é muito importante porque cuidamos da criança de forma integral, provendo saúde e educação, ajudando os alunos no seu desenvolvimento”.