Agosto Dourado: atividades nas Unidades Básicas de Saúde destacam a importância da amamentação

Este mês é comemorado o Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, já que a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Neste mês as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cariacica estão realizando diversas atividades sobre o tema, tanto para os profissionais, quanto para as usuárias e usuários.


Em 2022, a iniciativa tem o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando” e traz como foco a importância da educação de todos sobre como oferecer as melhores condições para as mães que amamentam; os benefícios do leite materno; e apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública.


A orientação do Ministério da Saúde é que o leite materno seja o alimento exclusivo nos primeiros seis meses por ser completo para o bebê e oferecer os nutrientes para que ele se desenvolva saudável. A partir dessa idade, e até os dois anos ou mais, a recomendação é que a amamentação seja mantida junto com o consumo de alimentos.


Confira a programação nas Unidades Básicas de Saúde:


RIO MARINHO
Até 26 de agosto
Período vespertino - Palestras, oficinas de aleitamento materno, oficinas sobre introdução alimentar, pré-natal do parceiro, sala de espera para gestantes e puérperas, roda de conversa, apresentação de filmes e vídeos, sorteio de brindes e mostra de fotos de lactantes do território.


OPERÁRIO
Até dia 18 
Períodos matutino e vespertino - Palestras, oficinas de aleitamento materno, sobre introdução alimentar, roda de conversa, sorteio de brindes e implementação do grupo de gestantes.


CAMPO VERDE
Até dia 24 
Período matutino - Visitas domiciliares para as famílias que estão vivenciando o aleitamento materno, roda de conversa e mamaço.


ALTO LAGE
Até dia 24 
Período matutino - Palestras presenciais, roda de conversa e pré-natal do parceiro.


JARDIM BOTÂNICO
Até dia 22 
Período matutino - Palestras, roda de conversa e implementação do grupo de gestantes.


SANTA BÁRBARA
Até dia 26
Período matutino - Palestras, oficinas de aleitamento materno, roda de conversa, apresentação de filmes e vídeos com a temática da amamentação e pré-natal do parceiro.


BELA VISTA
Até dia 26
Períodos matutino e vespertino - Sala de espera para gestantes e puérperas com a temática da amamentação, roda de conversa, mostra de fotos com o tema “Lactantes do território”, pré-natal do parceiro e implementação do grupo de gestantes.


SANTA FÉ
Até dia 31
Período matutino - Visitas domiciliares para as famílias que estão vivenciando o aleitamento materno e roda de conversa.


NOVA BRASÍLIA
Até dia 31
Período vespertino - Sala de espera para gestantes e puérperas com a temática da amamentação, visitas domiciliares para as famílias que estão vivenciando o aleitamento materno e pré-natal do parceiro.


SANTA LUZIA
Até dia 17
Período matutino - Decoração da Unidade com cartazes, móbiles, fotos e balões com a temática da amamentação, oficinas de aleitamento materno presenciais ou online, vsitas domiciliares para as famílias que estão vivenciando o aleitamento materno, roda de conversa com a temática de amamentação.


ITAPEMIRIM
Até dia 31
Período matutino – Palestras e oficinas de aleitamento materno.


SÃO FRANCISCO
Até dia 19 
Período matutino - Palestras, oficinas de aleitamento materno, sala de espera para gestantes e puérperas, visitas domiciliares, roda de conversa com a temática de amamentação, apresentação de filmes e vídeos, grupos de avós e pré-natal do parceiro.


VILA GRAÚNA
Até dia 22
Período matutino - Visitas domiciliares para as famílias que estão vivenciando o aleitamento materno, mamaço e implementação do grupo de gestantes.


NOVA CANAÃ
Até dia 23 
Período matutino - Palestras e mostra de fotos com o tema “Lactantes do território”.