Procon de Cariacica alerta para os cuidados com as compras na Black Friday

Muita atenção na hora de comprar na Black Friday. O Procon de Cariacica orienta os consumidores para que fiquem de olho nos tão prometidos descontos e promoções no comércio. Grande parte dos consumidores vai aproveitar para fazer compras pela internet e também pelas redes sociais.


A primeira dica para quem está pensando em comprar algo é pesquisar desde já os preços dos produtos em diferentes lojas virtuais participantes da campanha e até mesmo em lojas físicas para verificar se o produto ofertado tem, de fato, uma redução no preço.


“Com a Black Friday, a tendência é que a movimentação atípica do comércio eletrônico, devido à crise do coronavírus, possa aumentar ainda mais o número de reclamações de consumidores e criar um ambiente propício para golpes eletrônicos. Independentemente do presente escolhido, a nota fiscal deve ser exigida, pois ela é essencial para a troca, garantia e eventual reclamação”, disse o coordenador do Procon de Cariacica, Elberson de Lima Cabral.


Uma outra boa ideia é pesquisar as lojas credenciadas no site www.blackfriday.com.br para saber se o site que se pretende comprar é confiável. O consumidor também deve ter muita atenção nas compras realizadas pelo Instagram. Existem perfis falsos na rede social.


Quanto ao arrependimento de compra essa obrigatoriedade vale apenas no caso de compras feitas fora do estabelecimento comercial. Comprando pela internet e telefone, por exemplo, o comprador tem até sete dias para desistir da compra. Inclusive, sem pagar um novo frete.


O Procon de Cariacica orienta que o consumidor que se sentir lesado ou tiver problema relacionado a compras durante a Black Friday, como descumprimento à oferta, publicidade enganosa, atraso na entrega ou outro desrespeito ao direito do consumidor, deve registrar queixa pelo WhatsApp, por meio dos números (27) 98148-0330, pelo e-mail procon@cariacica.es.gov.br ou pelos telefones (27) 3354-5504, 3354-5512, 3354-5513.


Também é possível ser atendido pessoalmente na sede do Procon de Cariacica, localizada na avenida Kleber Andrade, 5, Rio Branco, das 8h às 16 horas, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio. É preciso que o consumidor tenha disponível o RG, CPF, nota fiscal e outros documentos que possam comprovar a reclamação.