Aulas presenciais: Secretaria de Educação anuncia retorno às aulas em junho

A Secretaria de Educação de Cariacica (Seme) definiu que o retorno dos estudantes da rede municipal de ensino para as salas de aula acontecerá em junho, de forma escalonada e seguindo regras de acordo com as normas sanitárias.

O retorno dos alunos do Ensino Fundamental 1 será no dia 8 de junho; dia 15 voltam as aulas dos alunos de 4 e 5 anos da Educação Infantil; e no dia 22, Ensino Fundamental 2 e Educação de Jovens Adultos (EJA). As crianças de um a três anos continuarão as aulas de forma não presencial, aguardando a liberação das autoridades de saúde para retorno presencial.

"Para a volta dos alunos e professores, o município está conversando com os setores envolvidos para preparar um esquema seguro para todos", enfatiza o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins.

Regras

A Seme definiu que a volta às aulas presenciais será com revezamento dos alunos, no sistema híbrido, sendo permitida ocupação máxima de 50% dos alunos nas escolas. Quando estiverem em casa, as atividades serão realizadas de maneira virtual, com o recurso da TV aberta ou por atividades impressas entregues pelas escolas.

Todas as escolas estarão sinalizadas e haverá orientação do corpo docente para que os estudantes mantenham um distanciamento mínimo de 1,5m. Todos os alunos e professores receberão máscaras e haverá  aferição de temperatura na entrada e álcool 70% à disposição de todos que estiverem no interior das escolas.

Centro de Mídias
Para dar suporte aos alunos nas aulas remotas, Cariacica vai lançar o Centro de Mídias da Educação de Cariacica (Cemec), um projeto pioneiro em uma rede pública de ensino do Espírito Santo. E a partir do dia 24 de maio os 48 mil estudantes matriculados na Rede Municipal de Educação de Cariacica poderão sintonizar a TV aberta e assistir às aulas exclusivas, elaboradas pelos professores da Rede Municipal.

Por conta da pandemia o lançamento oficial acontecerá de forma on-line e em um live no próximo dia 20. O evento ocorrerá junto ao lançamento do aplicativo #DeverEmCasaCariacica, às 18h30, pelos canais 8.2, 8.3 e 8.4 da Record News.