Centro de Mídias: projeto inovador vai levar aulas exclusivas para alunos de Cariacica a partir do dia 24

Alcançar alunos que estão longe das salas de aulas nesse momento de pandemia e principalmente aqueles que não possuem acesso à internet. Esses são os objetivos do Centro de Mídias da Educação de Cariacica (Cemec), um projeto pioneiro em uma rede pública de ensino do Espírito Santo. E a partir do dia 24 de maio os 48 mil estudantes matriculados na Rede Municipal de Educação de Cariacica  poderão sintonizar a TV aberta e assistir às aulas exclusivas, feitas pelos professores da Rede Municipal.

O Centro de Mídias da Educação de Cariacica (Cemec) é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) e o conteúdo exclusivo poderá ser sintonizado nos canais da Record News e também no aplicativo de celular #DeveremCasaCariacica.

Por conta da pandemia o lançamento oficial acontecerá de forma on-line e em um live no próximo dia 20. Ele ocorrerá junto ao lançamento do aplicativo #DeverEmCasaCariacica,  às 18h30, pelos canais 8.2, 8.3 e 8.4 da Record News.

Como sintonizar
O Centro de Mídias é o canal de produção de conteúdo locais para o projeto #DeverEmCasaNaTV, que é transmitido pela Record News pelos canais 8.2, 8.3 e 8.4, como parte das atividades educacionais remotas.

O novo conceito proporciona uma educação ainda mais significativa para os alunos, no que se refere ao conteúdo, e todas as equipes estão alinhadas para garantir a melhor adequação dos conteúdos que não foram trabalhados em 2020, devido à interrupção das aulas presenciais provocada pela pandemia.

Como vai funcionar
Serão 50 professores envolvidos. São docentes desde a Educação Infantil até a Educação Para Jovens e Adultos (EJA). As disciplinas são: Matemática, Português, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física. E para a Educação Infantil, os professores vão trabalhar de acordo com eixos temáticos e integradores. O conteúdo é gravado no Centro de Mídias, uma sala toda equipada para esta finalidade e que fica localizada na Sede da Secretaria de Educação.

As aulas inéditas serão exibidas às segundas, quartas e sextas com reprises às terças e quintas. O projeto seguirá funcionando após a pandemia, uma vez que nasceu com essa urgência de atingir o estudante e ter a tecnologia como aliada da educação. Para o Secretário de Educação, José Roberto Martins, este é mais um grande passo para o município.

“O Centro de Mídias vem como uma potente ferramenta pedagógica para a rede de ensino, uma vez que a TV aberta tem alcance quase que universal.  A programação está alinhada à matriz curricular da rede e ao programa de Formação Continuada dos professores, desta forma é possível garantir o alinhamento de todo o processo ensino para que os conteúdos possam ser aprofundados pelos professores de cada turma, auxiliando nas interações com seus alunos, visando a uma aprendizagem ainda mais significativa para os estudantes da rede municipal de Cariacica", avalia o secretário.

Expectativa dos docentes
Os professores já estão no estúdio a todo vapor trabalhando na gravação das aulas. É o caso da professora de português Beatriz Aoki. Para ela o Centro de Mídias da Educação de Cariacica é a concretização de sonhos comuns das pessoas envolvidas no projeto, a fim de promover o maior acesso aos alunos. “A responsabilidade é gigante e estamos dispostos à realizá-la da melhor maneira. Digo isso por mim e por todos que trabalham todos os dias no projeto.”, contou.

Ela conta ainda que a gravação tem sido especial pois também está realizando um sonho.

“Eu estou realizando um sonho de infância de trabalhar na TV. É um momento de entrega, de concentração, de colocar na prática a dedicação de toda uma equipe que produz conteúdo. Acredito que esse material irá atingir uma quantidade bem grande de alunos, trazendo uma inovação e ressignificação ao processo de aprendizagem. Possibilitará uma aproximação das famílias nesse processo também. Os meus alunos, por exemplo, falam toda semana ‘professora, não vejo a hora de te ver na TV’. É uma satisfação imensa pensar nesse ganho à Educação!”, finalizou.