Unidades de saúde, Prontos Atendimentos e Farmácia Central Municipal serão informatizados até o mês de dezembro

Todas as 24 unidades básicas de saúde do município que contam com farmácia aberta, assim como o Pronto Atendimento de Bela Vista, o Pronto Atendimento de Nova Rosa da Penha I, a Farmácia Central Municipal e o Centro de Referência em IST/Aids de Cariacica estão em processo de informatização.

A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é de que até o início de dezembro, o Sistema Horus (Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica) já esteja em pleno funcionamento.

A gerente de Assistência Farmacêutica, Letícia Vailant Almada, cita alguns exemplos de facilidades que a informatização irá oferecer: “Será possível ter o controle de quando o paciente recebeu determinado medicamento, a quantidade que ele levou para casa, evitando assim, a automedicação, o que foi prescrito pelo médico, por exemplo”.

O Sistema Horus, que é gratuito e fornecido pelo Ministério da Saúde, irá possibilitar, além de uma clareza maior em relação à compra desses insumos, um controle melhor dos estoques nas unidades, assim como a distribuição e armazenamento das medicações. “Até então, todo esse trabalho era realizado de forma manual. Sem dúvida, será um ganho para todos”, frisa a coordenadora de Gestão Farmacêutica, Paula Brambilla Loyola.

E desde a última terça-feira (11), cerca de 30 profissionais do setor de farmácia participaram, no auditório da Unidade Básica de Saúde de Itaquari, de um treinamento para lidar com o novo sistema de informatização da Saúde. Nesta quinta-feira (13) terminou a parte teórica do curso. A partir da próxima semana, terá início, no mesmo local, o treinamento prático, com previsão de duração de um mês.