Cariacica atinge 100% das metas propostas pelo Programa Saúde na Escola (PSE)

Cariacica atingiu todas as metas propostas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), registrando 100% na cobertura das ações do programa. O município foi o único da Região Metropolitana a atingir esse percentual. O índice ficou acima da média nacional, que foi de 63,92%, conforme Relatório Estadual de Monitoramento de 2019 do PSE. O resultado é referente ao ciclo 2019/2020.

Foram cadastradas 30 escolas municipais de ensino infantil e ensino fundamental. Nessas unidades, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizaram diversas atividades com temas como: combate ao mosquito Aedes aegypti, avaliação do estado nutricional, promoção da alimentação adequada e saudável, promoção de práticas corporais e atividade física, combate à obesidade infantil, prevenção de acidentes, verificação da situação vacinal, prevenção à saúde bucal, prevenção de  Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) entre outras.

As ações foram desenvolvidas pelas equipes técnicas da Saúde Bucal, Programas Especiais, Estratégia de Saúde da Família (ESF), Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMES), além das equipes de assistência à saúde das unidades básicas de saúde do território das escolas cadastradas.

A coordenadora de Saúde Bucal e Gestora do PSE em Cariacica, Mercia Rita Schmitd conta que o objetivo do Programa Saúde na Escola é aproximar comunidade escolar com a Saúde. Ela comemora: ”Foi muito importante para o município obter esse resultado. Mostra que atingimos as metas estabelecidas e isso só foi possível com a participação de todos envolvidas nas ações”, diz.

O Programa Saúde na Escola (PSE), criado a partir do Decreto n° 6.286, de 5 de dezembro de 2007, visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e educação.