Começa limpeza especial de ruas de Cariacica contra coronavírus

A Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) começou a operação especial de lavagem de ruas no entorno do Pronto Atendimento (PA) de Alto Lage, na manhã desta quarta (25). A tarefa utiliza um concentrado com cloro para combater o coronavírus. O trabalho é feito com caminhões-pipa. Os trabalhadores estão devidamente equipados com itens e vestuário de segurança.

As ruas do PA foram as primeiras a receberem limpeza porque a unidade funciona 24 horas e realiza uma média de 30 mil atendimentos ao mês, configurando local de intensa circulação. Outro ponto de limpeza foi a proximidade da UBS de Flexal II.

O composto com cloro irá acrescentar mais eficácia no combate e eliminação e circulação de microorganismos como bactérias, fungos e vírus que podem causar infecções. Os locais podem ser frequentados após 15 minutos de aplicação.

A decisão da Semserv obedece a uma determinação do prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho. "Apesar de Cariacica ter registrado um caso da doença até o momento, a higienização das vias se faz necessária para que possamos minimizar, ao máximo, a circulação desse vírus", reforçou.

Os pontos que receberão a substância desinfetante, assim como o PA, são de grande fluxo de pessoas e de maiores cuidados como proximidades de unidades de saúde, pontos de atendimento de vacinação contra a influenza, terminais de ônibus do Transcol, supermercados e farmácias.

Prevenção

A limpeza com cloro nas ruas não desobriga a população de se prevenir quando sair de casa.

Ao sair ao ar livre (somente em caso de necessidades como ir ao supermercado, farmácia ou demandas médicas), é necessário manter cuidados de higiene pessoal.

Não há vacina ou tratamento específico para o coronavírus. Ele é transmitido por gotículas de saliva ou catarro que espalham no ambiente.

Fique atento a essas dicas:

• Lave bem as mãos com água e sabão, ao voltar da rua, por pelo menos 20 segundos.

• Cubra com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao espirrar ou tossir.

• Utilize lenço descartável ao assoar o nariz.

• Mantenha o ambiente ventilado

• Fique em casa. Em tempos de coronavirus sua casa é o lugar mais seguro. Todos nós somos responsáveis para que o coronavírus não seja transmitido de pessoa para pessoa.

Confira a ação no entorno do PA do Trevo: