Número de mães adolescentes diminui em Cariacica

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2018, o Brasil ultrapassou a média latino-americana de número de adolescentes grávidas. Enquanto a média, a cada mil meninas, é de 65 bebês nascidos de mães adolescentes, o índice brasileiro chega a 68,4.

Cariacica, por sua vez, segue na direção contrária do país. De 2016 a 2019, o número de meninas grávidas diminuiu consideravelmente. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) registrou 1.030 grávidas em 2016. Já em 2017 foram registradas 982 adolescentes grávidas de 10 a 19 anos; enquanto 2018 fechou com o número de 832; e por fim, 766 em 2019.

Na 'Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência', iniciada sempre no dia 1° de fevereiro, a Semus destaca as ações realizadas com as adolescentes do município como uma importante ferramenta para diminuição desse número.

Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), profissionais da saúde abordam o tema nas escolas municipais com o objetivo de conscientizar os adolescentes sobre a gravidez. "É um programa de extrema importância, por sensibilizar o adolescente nesta fase de tantas descobertas. As abordagens nas escolas acontecem por meio de palestras, apresentação de filmes e dinâmicas. Eles recebem muito bem", destaca a coordenadora do PSE, Claudia Fernanda dos Santos.

Além disso, durante o atendimento nas unidades de saúde, é aplicada a Caderneta do Adolescente a esse público. Nessa caderneta é registrado o histórico médico do paciente, além de trazer diversas orientações de saúde, como a questão da gravidez na adolescência.