Idesc e Findes discutem desenvolvimento econômico da cidade

Tornar Cariacica cada vez mais atrativa para a instalação de novas empresas é um dos objetivos desta gestão. Pensando nessa realidade, o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, junto a equipe do Instituto de Desenvolvimento de Cariacica (Idesc), recebeu a Diretoria Regional da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) Cariacica-Viana nesta quarta-feira (27), para uma apresentação sobre os investimentos no município que contribuem para o desenvolvimento econômico da cidade.

O diretor-presidente do Idesc, Jorge Saadi apresentou os setores do Instituto e destacou o aumento no número de Microempreendedores Individuais (MEI), que superou a margem de 200% de 2018 para 2019. “É uma resposta dos investidores, o que mostra a confiabilidade no município, uma vez que Cariacica oferece aos empreendedores uma segurança econômica e administrativa”, destaca Saadi.

Dentre os assuntos em destaque, a Lei de Inovação, que busca trazer empreendimentos de base tecnológica e inovadoras para a cidade por meio da redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que cai de 5% para 2%. O incentivo é direcionado para as regiões delimitadas, chamadas de polígonos. São elas: Polígono Itaquari, Polígono Itacibá, Polígono Jardim América, Polígono Central I (área do entorno do Villagio Campo Grande) e Polígono Central II (entorno do Shopping Moxuara).

“Criamos um ambiente de negócios atrativo aos empresários que pensam inovação e buscam as regras claras. Com a criação do Idesc, mudamos a realidade das novas empresas, reduzindo o número de fechamentos e ampliando a abertura de novos empreendimentos. Agilizamos os processos de abertura de novas empresas. Tudo isso é um legado que a cidade adquiriu e moldará o futuro”, enfatiza o prefeito.

De acordo com o vice-presidente Institucional da Findes em Cariacica e Viana, Rafael Cassaro, a iniciativa da Prefeitura contribui para o aumento do número de empresas na cidade. “A gente vê como uma importância muito grande essa abertura de Cariacica para o tema de inovação, e transformar isso em lei com incentivo fiscal e parceria com instituições. A Findes entra para incentivar indústrias a se instalarem em Cariacica, a usarem o benefício e fazerem a inovação no município, onde a ambiência de negócios está mais favorável”, conclui.

Jorge Saadi destacou a importância dessa parceria para a cidade. "O envolvimento do setor produtivo no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à melhoria do ambiente de negócios dos municípios é fundamental. Neste sentido, a Findes tem se mostrado grande parceira de Cariacica, já que participa de forma ativa e propositiva da evolução normativa da cidade".

Clique AQUI e saiba mais sobre a Lei de Inovação