Cidade empreendedora: 32 novas empresas abertas por dia em Cariacica no 1º trimestre do ano

Com forte vocação para o empreendedorismo e ambiente favorável para novos negócios, Cariacica registrou no primeiro trimestre do ano um recorde de abertura de novas empresas: 2.893 novos negócios passaram a funcionar na cidade de janeiro a março. O montante representa uma média de 32 novos negócios abertos por dia neste período.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdei), 1.337 de novas empresas foram abertas em janeiro, 805 em fevereiro e 796 em março, sendo microempreendedores individuais, microempresas, empresas de médio e grande porte.

“Estamos comprometidos em promover um ambiente de negócios favorável e acolhedor para os empreendedores. Nosso foco é fornecer suporte necessário para que novas empresas prosperem e contribuam para o desenvolvimento econômico de Cariacica”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação Lúcia Dornellas.

Facilidades

O ambiente de negócios que vem sendo criado em Cariacica é propício ao crescimento e desenvolvimento econômico. A criação de iniciativas como o Simplifica Cariacica, o fortalecimento do programa Nossocrédito, a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e o lançamento do Plano do Ecossistema de Inovação, por exemplo, são essenciais para a chegada de novas corporações.

Reconhecimento

E as facilidades para abrir novas empresas em Cariacica foram reconhecidas nacionalmente em 2023. O relatório do Ranking Nacional da Lei da Liberdade Econômica, elaborado pelo Ministério da Economia e divulgado em novembro, colocou Cariacica em 1º lugar no Estado e em 17º lugar no Brasil como a cidade que mais facilita a abertura de empresas.