Cariacica institui nova lei e atrai empresas de tecnologia e inovação

Implementar novas empresas de inovação e movimentar a economia da cidade por meio de startups e spin-offs é o que propõe a lei 6.022 do município, publicada em 11 de outubro de 2019. Para isso, o Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc) criou um mosaico de inovação, composto por cinco polígonos delimitados em regiões estratégicas da cidade. Dentro desses espaços demarcados, o município incentiva a instalação dos novos empreendimentos por meio da redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que cai de 5% para 2%.

A Lei de Inovação, portanto, busca trazer empreendimentos de base tecnológica e inovadoras para a cidade por meio da redução significativa dos impostos. Dentre as possibilidades, estão pessoas jurídicas relacionadas à prestação de serviços virtuais ou físicos, centros de inovação, atividades de pesquisas voltadas a biotecnologia, cosméticos, engenharia, produtos agrícolas e ciência. A exceção, porém, fica somente para os polígonos Central I e Central II que focam em coworking (também conhecido como um local de trabalho compartilhado entre profissionais, geralmente, autônomos) e escritórios virtuais.

Os chamados ‘Polígonos’ são as áreas onde os projetos serão desenvolvidos. São cinco: Polígono Itaquari, Polígono Itacibá, Polígono Jardim América, Polígono Central I (área do entorno do Villagio Campo Grande) e Polígono Central II (entorno do Shopping Moxuara). As áreas em Jardim América, Itaquari e Itacibá foram pensadas para atrair indústrias de bases tecnológicas, científicas e inovadoras, se integrando assim ao Centro de Pesquisa Inovação e Desenvolvimento (CPID) e o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), já existentes nessa região; diferente dos polígonos Central I e II, que incentivam a instalação de coworking e repartições virtuais.

De acordo com o diretor-presidente do Idesc, Jorge Eduardo Saadi, o objetivo é atrair novos negócios que estimulem o desenvolvimento criativo e de novas ideias para a cidade.  “Nosso intuito é fomentar um ambiente que seja receptivo também aos pequenos e médios negócios. Com a criação dos mosaicos, a ideia é inserir a cidade neste ecossistema de empresas que prezam por uma cultura organizacional que favoreça à criação de novas soluções, com lastro científico e tecnológico. Estamos preparando a Cariacica do futuro”, enfatiza.

Jorge ainda destaca que empresas desse setor já demonstram interesse em investir no município. “Algumas empresas já manifestaram interesse em instalar desdobramento de suas operações (spin-offs e startups) em Cariacica. Estamos programando, inclusive, ações para divulgar o ambiente de negócios de nossa cidade, com o ânimo de atrair investidores, bem como divulgar o ecossistema de inovação existente em nosso município”, afirma.

O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, acredita que criar um ambiente propício à inovação em Cariacica vai ao encontro do que mercado e sociedade demandam e este modelo de atração pode fazer da cidade referência em outra área. "Cariacica tem vários atrativos para empresas. Somos referência em logística, temos localização privilegiada e um ambiente propício à novos negócios, mas estamos construindo uma estrada que vai além. Criar uma ambiência de inovação coloca a cidade apontando para o futuro, abrindo as portas a empreendimentos que não geram impacto ambiental e agregam valor. Abrimos também oportunidades em nossa cidade para os cariaciquenses que buscam qualificação nessa área", analisou o prefeito.

Juninho lembra que este é o resultado de uma série de políticas que o município implantou nos últimos anos. "Criamos um ambiente de negócios atrativo aos empresários que pensam inovação e buscam as regras claras. Com a criação do IDESC, mudamos a realidade das novas empresas, reduzindo o número de fechamentos e ampliando a abertura de novos empreendimentos. Agilizamos os processos de abertura de novas empresas. Tudo isso é um legado que a cidade adquiriu e moldará o futuro de Cariacica", complementou.