Escola + Cariacica encerra ciclo de formação de professores

Aprender para ensinar! Os professores da rede municipal de ensino de Cariacica participaram durante o ano de diversas formações do projeto Escola Mais Cariacica com objetivo de aprimorar a qualidade do ensino e proporcionar aos alunos mais ferramentas para a formação em Língua Portuguesa e Matemática. A formação em serviço, que encerrou o ciclo de formações do professores do projeto, ocorreu nesta terça-feira (22), no turno matutino e vespertino, na Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Alto Lage.

O evento reuniu mais de 150 professores de 5º anos e do contra turno envolvidos no projeto. Nas reuniões, organizadas pela Seme, os educadores tiveram a oportunidade de conhecer técnicas alternativas de ensino que cativam os alunos e despertam maior interesse pelo conteúdo lecionado.

Para o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, os resultados das formações em sala de aula são positivos. “Os avanços que estamos colhendo a partir das avaliações que estão sendo aplicadas ao longo do ano, demonstram que as estratégias propostas pelo material didático aliadas a estrutura das formações, tem melhorado substancialmente o desempenho dos alunos no que se refere aos descritores de Línguas Portuguesa e Matemática”, destaca.

A professora Rosana Ursini instrui a área de Língua Portuguesa para outros educadores nas formações e apresenta para eles meios lúdicos de ministrar o conteúdo. “Durante as formações demonstramos jogos, bingos, dinâmicas, formas diferentes de trabalhar os textos. É um projeto que mescla a teoria com a prática e trabalha muito a leitura e a escrita dos alunos”, explica.

Ursini ainda pontua que as contribuições têm sido positivas e que os resultados estão melhorando. “Percebi que os professores têm aprendido muito. Antes do projeto, eles não desenvolviam conteúdos específicos para as avaliações do Ideb e agora trabalham melhor as habilidades exigidas nessas provas”, relata.

A professora de matemática e coordenadora de formação continuada do projeto, Vanusa Stefanon, destaca que o ‘Escola Mais Cariacica’ “potencializa o trabalho realizado pelos professores” e que eles recebem um “acompanhamento direto após a realização das avaliações desenvolvidas”. Permitindo, assim, que sejam realizadas as estratégias necessárias para melhorar o desempenho dos alunos.

Importante a formação principalmente pois é uma maneira de consolidar o trabalho desenvolvido pela equipe com os professores. Foram dialogadas ações concretas de aplicação das atividades propostas pelo projeto “Escola + Cariacica”.

Confira abaixo fotos do evento realizado hoje