news

Peter Pan e Capitão Gancho desembarcam no Centro Frei Civitella na peça "Nem Todos Podem Voar"

Inspirado no clássico "Peter Pan", de J.M. Barrie (1860-1937), a peça "Nem Todos Podem Voar", com adaptação e direção de Anderson Lima, chega em Cariacica, após um ano de estreia. A montagem faz um releitura das aventuras de Peter Pan, Capitão Gancho e a turma da Terra do Nunca com detalhes que chamam a atenção para problemas e para críticas sociais ao mundo contemporâneo. O espetáculo é atração nesta sexta (25), às 14h, e neste sábado (26), às 15h e às 18h. As sessões serão no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. A montagem ganhou recursos no valor de R$ 23 mil da Lei João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult).  A direção do autor e diretor teatral Anderson Gomes mantém a eterna briga entre o garoto que não queria crescer e o pirata bucaneiro pelo controle da Terra do Nunca. Mas, a dinâmica da história vai mais além. "Na minha versão, dentro da rivalidade entre os personagens, o capitão comanda uma trupe de mulheres e é extremamente machista e dominador. Além de oprimir essas mulheres piratas, ele quer capturar crianças, no caso, os meninos perdidos, para trabalhar para ele e não aceita que eles aproveitem a infância, quer impor uma disciplina que massacra e não leva em conta o sonho infantil e a necessidade de brincar", detalha o autor.  Gomes também modificou a dinâmica dos duelos entre os personagens. "Já vivemos muito sufocados por notícias de violência. Substituí as brigas e guerra de espadas por desafios usando brincadeiras tradicionais infantis. As duas turmas se enfrentam com pique-pega, o jogo da 'pedra, papel e tesoura', entre outros jogos de criança", descreve. A intenção contemporânea também ecoa na cenografia. A produção elaborou um cenário que vai remeter a um navio pirata antigo. O diretor coloca em cena aberta números musicais. Entre as canções, está a música “Nem Todos Podem Voar”, composta por Tamires Braga, atriz e cantora, que participou do programa global “The Voice Brasil”. O elenco é formado por atores e atrizes da Grande Vitória, inclusive o diretor. Anderson Gomes é de Cariacica e está contente em levar sua produção para a terra natal. "Sou nascido e criado em Itaquari. Cariacica é a única cidade que, atualmente, conta com um teatro municipal apto a receber um grande espetáculo. É um grande orgulho e honra para mim e para a nossa companhia compartilhar nossa arte com a população daqui que também quer cultura", exalta. No planejamento do diretor, estão previstas sete apresentações na cidade como forma de circulação da peça e formação de plateia.  Serviço: "Nem Todos Podem Voar" Adaptação e direção: Anderson Lima Produção: José Celso Cavaliéri Elenco: Aldair Lourenço, Anne Lopes, Duanny Gardoni, Ebran Huntington, Fabrícia Mafra, Guy Simões, Islane Silva, Jennifer Duque, Josiel Silva, Julia Oaskes, Leticia Mantovani, Lorena Silva, Raonny Bryan Metzker, Raynne Lopes e Taynara Dutra Música tema original: Tamires Braga Sonoplastia: Wanderson Martins Classificação: livre Quando: sexta-feira (25), às 14h. Sábado (26), às 15h e às 18h. Onde: Centro Cultural Frei Civitella, Avenida Expedito Garcia, 220, Campo Grande, Cariacica. Próximo ao Supermercados Carone. Quanto: gratuito. Informações: (27) 9 9908-7044.