news

Alunos da EMEF Talma Sarmento de Miranda ganham prêmio na Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de altas habilidades da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Talma Sarmento de Miranda foram destaque na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O grupo recebeu a premiação de melhor equipe de uma escola pública na etapa estadual da competição, realizada no último final de semana. O grupo concorreu com 61 escolas de todo Estado e também foi reconhecido com uma menção honrosa na categoria Nível 0, composta por alunos do 1° ao 3° anos do fundamental, sendo a primeira equipe do Espírito Santo a receber esse reconhecimento. “Nosso objetivo nessas competições é a suplementação no currículo escolar”, explicou o professor João Luciano Araújo Viana. A competição proposta na OBR simula um resgate de vítimas com a utilização de um robô, e a pontuação se dá a partir do desempenho do mesmo. O professor explica que estudantes que participaram das olimpíadas recebem atendimento educacional especializado na área de robótica na sala de altas habilidades e superdotação. “Além da experiência da vivência na robótica e no mundo da competição tecnológica, preparamos nossos alunos para buscar soluções inovadoras para a sociedade, com pesquisas e desenvolvimento pessoal sobre o assunto de tecnologias e robótica\automação”, destacou. A secretária de Educação de Cariacica Luzian Belisario explica que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. “Nosso objetivo é potencializar o desenvolvimento educacional dos alunos com altas habilidades da rede por meio de um ambiente dinâmico e com ferramentas adequadas para atendimentos específicos”, disse. Salas de Atendimento Educacional Especializado As salas de atendimento Educacional Especializado de Cariacica atendem os alunos de altas habilidades e superdotação da rede municipal de ensino em quatro frentes: robótica, artes e cultura maker, artes visuais, astronomia e ciências. A rede municipal oferece Atendimento Educacional Especializado/AEE nas salas de recursos/SRM para estudantes público-alvo da educação especial como: AEE surdez, AEE para autistas, deficiência intelectual, deficiência física, cegueira e altas habilidades/superdotação que atendem nas áreas de robótica, artes plásticas, astronomia, linguagem/leitura.