Projeto "Foco no Futuro" chega à Emef Noêmia Costa de Lima

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Noêmia Costa de Lima, em Vista Mar, foram contemplados com o Projeto de Acuidade Visual “Foco no Futuro”, uma parceria do Grupo Simec com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde que possibilitou à garotada, do 1º ao 9º ano, consultas, exames e óculos gratuitamente.

Tudo começou com um processo de triagem, dos 333 alunos que passaram pela seleção 159 foram encaminhados para a consulta com o oftalmologista Walace Tironi.

Após passar pelo exame a estudante do 4º ano, Rebeca Silva Garcia, 10, foi diagnosticada com miopia, agora, ela vai substituir os óculos que já usa por outro novinho. A armação já foi escolhida por ela e a previsão é que o acessório seja entregue no início do próximo mês.

“Eu não gosto de usar óculos, mas esse eu vou gostar, porque ele é bem bonito, gostei bastante, esse modelo combina comigo para eu ficar ainda mais bonita”, conta Rebeca, que pretende combinar os óculos com os mais variados looks.

O desenvolvimento escolar da criança está diretamente ligado à visão, é o que defende a diretora da unidade, Márcia Cravo. Segundo ela, o comportamento do pequeno pode indicar algum problema de visão e o professor é um profissional imprescindível para identificar se um baixo desempenho escolar é desinteresse ou a necessidade do uso de óculos.

“A criança que tem dificuldade de enxergar fica prejudicada quando vai trabalhar com atividades que requerem concentração no quadro, ela não consegue enxergar as letras, se perde nos textos e faz um esforço além para ler e escrever, quem percebe isso é o profissional que está com ela, então ele é uma peça ímpar”.

Alerta

De acordo com Tironi os problemas mais comuns nos pequenos são a miopia e a hipermetropia. Enquanto o primeiro é um distúrbio visual caracterizado por um globo ocular mais longo, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina o segundo, também conhecido como olho curto, faz com que a imagem se forme depois da retina.

“Hoje o ideal é fazer o primeiro exame aos 4 anos de idade, pois com o uso excessivo de computador e celular está havendo um surto de miopia, antigamente era aos 6, 7 anos”, observa o médico.

As doenças apresentam sintomas como dor de cabeça, coceira nos olhos, cansaço visual entre outros. Segundo Tironi nos dois casos o tratamento mais indicado é o uso de óculos, mas lentes de contato e cirurgias não são descartadas.