Seme firma parceria com a Vale para melhoria da educação infantil

O que é qualidade na educação infantil? Para discutir essa temática, foi realizado na manhã desta sexta-feira (06) o seminário Mobilização da Educação Infantil, na ocasião também foi firmada uma parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Educação Infantil (Seme), Vale, Fundação Vale e Instituto Avante, o objetivo é garantir mais qualidade na educação infantil.

A parceria consiste tanto em financiamento para a compra de materiais pedagógicos para as 47 escolas quanto em formação para todos os profissionais da rede, totalizando mais de 12 mil pessoas.

A parceria vinha sendo construída desde o ano passado e foi estruturada no primeiro semestre deste ano. Segundo o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar, esse olhar mais intensificado para a educação infantil era uma necessidade da Seme.

“Para atendermos as metas do Plano Nacional de Educação que prevê, sobretudo na meta 1, além da garantia, a qualidade no ensino. A escola é local de cuidar, de brincar, mas principalmente, de aprender”, explica o secretário.

A formação dos profissionais ficará à cargo da Fundação Avante – Educação e Mobilização Social, que tem mais de 20 anos de experiência na área e oferta formação em todo o território nacional.

Inicialmente serão trabalhados três eixos formativos: conhecimento de mundo, literatura e ambientação e reconhecimento dos espaços da escola.

Antes de iniciar o trabalho, que está previsto começar na última semana de setembro, a equipe da Fundação traçou um diagnóstico de cidade, para conhecê-la melhor, seu povo e, principalmente, suas crianças.

“Identificamos pessoas muito empenhadas e dispostas, que nos deram a mão nessa tarefa tão importante”, conta a coordenadora pedagógica da Fundação Avante, Miriam Manucci.

Resultados

Há pelo menos 12 anos a Vale não firmava uma parceria desse tipo e, de acordo com o gerente de Relações Institucionais da empresa, José Lúcio Pádua Júnior, o que motivou a mineradora a firmar laços com Cariacica foi o fato de a cidade gerenciar com eficiência os poucos recursos disponíveis obtendo bons resultados.

“Encontramos uma secretaria com brilho nos olhos, o que nos deixa confortável e com a certeza que o projeto vai dar certo. Para a Vale é um pilar social investir em educação, a gente realmente acredita que podemos mudar a sociedade através da educação”.

Assim como José Lúcio, Carla Vimercate, representante da Fundação Vale, acredita que uma educação de qualidade leva o indivíduo a romper barreiras econômicas, sociais e raciais.

“Sem dúvidas, a educação transforma o mundo, se a gente não investe em educação e não investe na formação dos professores, a gente não consegue ter uma sociedade melhor, investir em educação é fundamental”.