Olimpíada de Fluência Leitora e Matemática: Cariacica seleciona talentos para etapa municipal

A equipe técnica da Secretaria de Educação (Seme) está realizando a primeira etapa da 2° edição da Olimpíada de Fluência Leitora e a 1ª Olimpíada Regional de Matemática. Neste contexto, os profissonais estão fazendo visitas às escolas para a realização de avaliações junto aos estudantes. O resultado dos indicados será divulgado às unidades de ensino nesta sexta-feira (30).


Em 2025, a Superintendência Regional de Educação de Cariacica realiza a 2ª edição da Olimpíada de Fluência Leitora: "In-fluenciadorES do PAES" e a 1ª Olimpíada Regional de Matemática: Conecta-MentES. Ambas as competições têm como objetivo promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e matemática entre os alunos da rede pública.


Este ano, seis escolas de Cariacica estão participando. As visitas realizadas durante essa semana visam a seleção dos alunos que mais se destacam e vão eleger os representantes do município.



Em seguida, eles serão avaliados na etapa final com a Superintendência Regional, que vai aplicar os desafios aos estudantes indicados pela equipe da Seme e determinar os vencedores, que abrange os municípios de Cariacica, Viana, Santa Leopoldina e Marechal Floriano. Por fim, haverá um evento de premiação.


A secretária de Educação de Cariacica, Luzian Belisario, destacou a importância da competição no processo de aprimoramento da leitura. “A olimpíada estimula os estudantes a aprofundarem a aprendizagem de leitura. Os professores e a família desempenham um papel fundamental neste processo”, explicou.



A Olimpíada de Fluência Leitora é voltada para o 3º ano do Ensino Fundamental e visa incentivar o gosto pela leitura e a interpretação de textos. Já a Olimpíada de Matemática, destinada ao 4º ano, busca estimular o raciocínio lógico e o interesse pela matemática por meio de desafios criativos.


O coordenador municipal do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), Fabricio Hoffmann, relembrou que Cariacica foi o município vencedor da 1ª edição da Olimpíada de Fluência.


“O objetivo dessas olimpíadas é fomentar a vontade pelos estudos. A participação é importante para que os escolhidos em cada escola incentivem os demais alunos a desenvolverem leituras e competências matemáticas. Com isso, nós temos visto um grande avanço nas escolas que aderem a esses tipos de competições e esperamos ganhar esse ano novamente”, explicou Hoffmann.