news

Livro com recursos da Lei João Bananeira resgata documentos de uma Cariacica rural do século XIX

Uma região repleta de sítios, fazendas e plantações tendo o Monte Mochuara como referência em meio a um imenso tapete verde de vegetação. Assim é o panorama desvendado de uma Cariacica rural do século XIX. A  cidade com suas propriedades e terrenos, que na época nem havia sido emancipada de Vitória, é o objeto de estudo da pesquisadora e genealogista com estudos em Cariacica, Margarete Silva. O resultado é o livro "Registros de Terras da Freguesia de São João de Cariacica  (1855-1856)" (editora Cândida, 250 páginas). O lançamento é nesta segunda-feira (09), às 19h, na Ocinbra, em Nova Brasília. A obra ganhou recursos da Lei Municipal de Incentivo Financeiro à Cultura João Bananeira no valor de R$ R$ 17.560,50. "Eu fiz a transcrição para a linguagem contemporânea de uma série de documentos e registros de terras da, então, Freguesia de São João de Cariacica. O material original estava no Arquivo Público Estadual. Esses registros foram feitos por causa de uma lei de 1850 que determinava o cadastramento de terras ocupadas em todo o território brasileiro", explica Margarete. A partir da análise de 525 registros foi possível fazer um perfil do que era a futura cidade de Cariacica. "O território estava amplamente ocupado com atividade rural. Os documentos mencionam as fazendas. Havia produção de café. Interessante também é mencionar as famílias que habitavam o futuro município e que, ainda hoje, estão no cotidiano da cidade", desenvolve. Sobrenomes como Sant'Anna, Trancoso, Meirelles, Castão, Coutinho, Leite, Freitas, Sarmento, Pina, Rodrigues, entre outros, emergem das documentações.  A autora coloca sua obra como fonte de pesquisa e material de apoio para estudiosos especializados em História, Geografia e Genealogia. "É a minha contribuição à memória da cidade. Ainda não temos uma vasta bibliografia relacionada à história do município", pontua. Os exemplares serão distribuídos gratuitamente na noite de autógrafos. O resgate do passado é uma das paixões de Margarete Silva. Ela frequentemente lança ações com esse objetivo. Já organizou uma exposição de fotos antigas de Nova Brasília, além de revisitar os 50 anos de fundação da igreja católica do bairro. Serviço: Lançamento de "Registros de Terras da Freguesia de São João de Cariacica  (1855-1856)", de Margarete Silva (transcrição) Quando: segunda-feira (09), às 19h. Onde: Ocinbra (Obra Comunitária de Itanguá e Nova Brasília), rua Maria Schaeffer, 45, Nova Brasília, Cariacica.  Quanto: gratuito.