Centro de Referência IST/AIDS oferece testagem gratuita contra hepatite B e C, sífilis e HIV

O Centro de Referência IST/AIDS promove nesta quinta-feira testagem gratuita contra hepatite B e C, sífilis e HIV, em frente à Farmácia Central, localizada na Rua Antônio Leandro da Silva, em Alto Lage.


Uma equipe do Centro de Referência ficará no local das 8h às 11h. Não é necessário apresentar documento para fazer a testagem.


Hepatite
A ação acontece como reforço ao Dia Mundial de Combate à Hepatite, no último dia 28 de julho.
Hepatite é uma doença silenciosa, que ataca o fígado e que é transmitida por meio de relação sexual ou contato com o sangue. Quando se manifesta, já está em estágio bem avançado. Por isso, é importante sempre fazer a testagem da doença.


Entre os sintomas, estão: febre, icterícia (pele amarelada), náuseas, vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com cor laranja escuro, fezes esbranquiçadas.


Para além da ação desta terça, o teste para hepatite B pode ser realizado em todas as unidades de saúde de Cariacica e no Centro de Referência IST/AIDS, localizado na Rua Antônio Leandro da Silva, em Alto Lage, ao lado da Farmácia Central.


O teste para hepatite C só é feito no Centro de Referência.


Vacina
A vacina contra hepatite B é oferecida para toda a população, de todas as faixas etárias, como rotina. Basta procurar uma das salas de vacina abertas nas unidades de saúde. É necessário levar o cartão de vacina para avaliar a situação vacinal. Se não tiver cartão, é iniciado um novo esquema vacinal com o paciente, em três doses.


As salas de vacina funcionam em Bela Aurora, Bela Vista, Operário, Cariacica Sede, Itaquari, Itapemirim, Nova Rosa da Penha I, Nova Rosa da Penha II, Oriente, Rio Marinho, Santa Barbara, Santa Fé, São Francisco, Valparaíso.


As salas ficam abertas das 7h30 às 15h30.


Serviço


Testagem gratuita contra hepatite B e C, sífilis e HIV


Dia: 1 de agosto de 2019 (quinta-feira)


Horário: Das 8h às 11h


Onde: Em frente à Farmácia Central, na Antônio Leandro da Silva, em Alto Lage