Oficina de Construção do Plano de Manejo do Parque Natural Monte Mochuara

Nos próximos dias 20 e 21 será realizada no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande, a oficina de Planejamento Participativo de Construção do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) e do Parque Natural Municipal do Monte Mochuara (PNMMM). Nesta, que é a terceira etapa dos estudos relativos à implantação das áreas, serão trabalhados tanto o zoneamento quanto as normas gerais das unidades.

Os estudos para implantação das áreas estão sendo desenvolvidos pela empresa Acquatool e tiveram início em fevereiro de 2018.  De acordo com o coordenador de Recursos Naturais da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), Wolmen Oliveira dos Santos, nas primeiras e segundas etapas foram trabalhadas questões como regularização fundiária, levantamentos de limites de propriedades, da vegetação, da fauna e histórico e cultural. As informações coletadas servirão como base para traçar o perfil do que será preciso para gerir o parque.

Todos os munícipes estão convidados a participar, no entanto, o convite, de acordo com o coordenador, é mais direcionado a moradores do entorno das áreas, produtores rurais, agricultores, representantes de instituições, secretarias municipais e Ministério Público. A mediação da oficina ficará a cargo de uma técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para ele a implantação da APA e parque irão representar um salto para o desenvolvimento local. “Em termos de turismo, pois muitas pessoas irão visitar as áreas. Será um benefício para todo mundo que vive no entorno”, defende.

O próximo passo após a oficina será a realização de uma audiência pública que ainda não tem data definida.

Serviço:

Oficina de Planejamento Participativo de Construção do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) e do Parque Natural Municipal do Monte Mochuara (PNMMM)

Local: Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto. Avenida Expedito Garcia, 218, Campo Grande.

Dias: 20 e 21 de março