Plano de Saneamento Básico: Macrorregião Rural recebe reunião

O lavrador e presidente da Associação de Produtores Rurais de Boa Vista, Ison Teixeira Queiroz, 62, cresceu brincando pelas ruas do bairro Boa Vista. Ele viu pessoas nascerem, morrerem, casarem... só não viu uma coisa: o bairro que tanto ama ganhar água tratada e rede de esgoto. Mas essa realidade vai mudar com a implementação do Plano de Saneamento Básico Eixo Água e Esgoto que está sendo desenvolvido por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec). Ontem (04) Ison e os vizinhos participaram da reunião de Prognóstico.


A reunião de Prognóstico da Macrorregião Rural, que engloba os bairros da Região 13, foi realizada na sede da Associação de Produtores Rurais de Boa Vista. Atentos, Ison e os vizinhos não perderam nenhum ensinamento dos técnicos.


“A nossa demanda é a proteção dos mananciais da região para que tenhamos uma água de mais qualidade, e também não temos rede de esgoto. Moro aqui há 62 anos e sempre foi assim, sonhamos ter água tratada e esgoto. Esperamos que, com esse plano, esse sonho se torne realidade, temos uma grande expectativa”, conta Ison.


1X7A6574Reforçando o que foi externado por Ison, o coordenador de Saneamento Ambiental, Henderson de Barros Trancoso, explica que na Macrorregião Rural as principais demandas são por água tratada e rede de esgoto. Segundo ele, como a Companhia de Espírito Santense de Saneamento (Cesan) não tem nenhuma estrutura para atender a localidade, soluções já estão sendo pensadas pela Semdec.


“Estamos estudando soluções alternativas. Nós temos aqui bairros que são formados por alguns conjuntos de casas, estamos tentando uma parceria com uma instituição privada para que ela, em conjunto com os seus alunos, faça uma proposta de tratamento de esgoto para esses vilarejos, para não deixarmos essa região rural sem tratamento de esgoto”, afirma.


A construção do plano está dividida em etapas sendo: Preparação, Diagnóstico Técnico- Participativo, Prognóstico, Elaboração do Documento e Finalização.


A próxima etapa de reuniões, prevista para o mês de julho, será para a etapa de  Elaboração do Documento, conforme explica o coordenador de Saneamento Ambiental. “Nessa etapa de reuniões nós vamos apresentar o documento final, com todas as propostas que realmente irão entrar no plano de saneamento”, diz.


1X7A6572Instituído em 2014, em cumprimento à lei federal 5.304/14, o Plano de Saneamento Básico Eixo Água e Esgoto tem como missão direcionar os investimentos que a Cesan irá executar no município em um prazo de 30 anos, o investimento previsto gira em torno de R$ 170 milhões. Vale lembrar que o município que não possui o plano é impedido de receber recursos federais.