Parceria entre Serviços e Saúde inicia limpeza e prevenção à dengue no canal de Oriente

A Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) fará uma parceria de ações com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) na limpeza dos canais de Oriente e de Itanguá. A partir da próxima segunda-feira (18), às 8h, profissionais das pastas estarão concentrados na Unidade de Saúde de Oriente e dali farão as atividades. A meta é promover a limpeza num trecho de quase dois quilômetros e que passa por Oriente, Itanguá e Nova Brasília.

Haverá recolhimento de lixo, capina e retirada da vegetação das bordas dos canais, além de desassoreamento em alguns pontos críticos em Oriente. Será utilizado um maquinário composto por caminhão pá carregadeira, basculante e retroescavadeira. As equipes serão compostas de 60 integrantes.

Os agentes de Saúde irão atuar junto à população. Eles farão abordagem às famílias residentes no entorno do local onde será realizada a ação, bem como entrega de material informativo sobre dengue e outras doenças. Também irão aplicar larvicida em possíveis focos de mosquito. O carro-fumacê poderá ser utilizado conforme a demanda.

A previsão é que os trabalhos durem ao longo de 15 dias. "Nossa união com a Saúde é para que a população se conscientize que conservar e manter sua rua e o canal limpos também contribui para prevenir contra doenças como a dengue", sintetiza a secretária de Serviços, Ana Emília Gazel.

A experiência na área poderá ser repetida em outros locais da cidade.